domingo, fevereiro 15, 2009

Os alunos do Leste


Do Blog Profavaliação e com a devida vénia retirei o seguinte:

"1. O ME encomenda estudos sobre tudo e mais alguma coisa. Por que será que não encomendou estudo sobre as atitudes e práticas dos alunos e famílias do Leste facilitadoras do desempenho escolar?
2. Não encomendou nem vai encomendar. Sabem porquê?
3. O estudo iria concluir que o bom desempenho dos alunos do Leste se deve ao facto de contrariarem todas as orientações, normativos e recomendações feitas pelo ME.
4. As razões do bom desempenho escolar dos alunos do Leste devem-se a três coisas simples e que não custam dinheiro: atitudes, práticas e expectativas.
5. Atitudes dos alunos: respeito e consideração pelos professores
6. Atitudes dos pais: reforçar as posições dos professores e jamais dizer mal dos professores à frente dos filhos.
7. Práticas dos alunos: muita atenção nas aulas, muito estudo em casa.
8. Práticas dos pais: acompanhamento diário das tarefas escolares dos filhos e investimento na educação.
9. E há ainda as expectativas. No caso dos pais, muito elevadas face ao valor da escola. No caso dos filhos, muito elevadas porque sabem que uma boa educação é um passaporte para uma vida melhor. Tão simples quanto isto. Pena que esta equipa ministerial não queira entender. "

Com efeito e embora tenha como aluno um ucraniano " atípico " que rápidamente se deixou influenciar pelo deixa andar dos colegas portugueses, curiosamente a sua irmã é o oposto e rápidamente aprendeu português, é interessada e fala precisamente dos problemas de laxismo dos seus colegas, com poucos hábitos de trabalho e para quem o mínimo esforço é uma " seca ".

Ainda este ano lhe pedi - anda no 8º ano - para dar uma aula sobre a Revolução Russa a colegas do 9º, saiu-se excelentemente para grande espanto dos colegas mais velhos que não regatearam elogios.
Da sua turma é claramente a mais interessada e revela os bons hábitos que já trazia.
Outro caso é o de uma jovem lituana - 6º ano - a quem apoiei na sala de estudo, e era a que não brincava e tinha sempre as tarefas em ordem...
Ora isto dá mesmo que pensar..............

Sem comentários: