sexta-feira, novembro 06, 2009

O Liceu Alexandre Herculano e a Revolução de Outubro


Em 7 de Novembro de 1975 um grupo de alunos do Liceu Alexandre Herculano resolveu comemorar o aniversário da Revolução Soviética e hasteou durante algum tempo a bandeira vermelha na varanda.
Tal facto resultou numa contra-manifestação da ala direita que nessa altura já andava a levantar cabelo ( o 25 de Novembro estava próximo) e para evitar que a bandeira fosse arreada, o pessoal entrincheirou-se na sala que dava acesso à varanda, gorando as intenções.
O caso ficou feio e só a intervenção da Dra Palmira, uma professora respeitada e querida por todos, acabou com a séria hipótese de confronto, negociando uma solução de compromisso em que a bandeira ficaria por mais algum tempo e seria depois retirada.
Como o mais importante estava feito, lá acabamos por concordar e o assunto resolveu-se de forma relativamente pacífica.
Interessante foi um comunicado posterior do MRPP que criticava o " renegado"Angelo por ter colocado no poste a gloriosa bandeira do Movimento em conluio com os sociais fascistas (alguns colegas ligados ao PCP). Na verdade o dito Ângelo tinha saído dos MRs e foi a casa buscar uma enorme bandeira que tinha desses tempos, enrolou a parte das letras amarelas da organização do Camarada Arnaldo de Matos ( e do Cherne Barroso, da justiceira Misetsung, etc) e foi esse pano vermelho que flutuou ao vento, do qual guardei a foto histórica que coloco em cima, já um bocado descolorida mas nem por isso menos interessante.
Agora que se comemoram os 92 anos da Revolução de Outubro, lembro estes momentos únicos de uma época em que tudo parecia possível.
E por falar da Revolução, bem que me parece que uma nova revolta está na ordem do dia, numa altura em que cada vez mais as desigualdades sociais se notam e não pára de crescer a exploração a que estamos todos sujeitos por uma minoria detentora do poder.
Aprender com os erros e lutar por uma nova sociedade mais igualitária é uma urgência.

2 comentários:

eduricardo disse...

Parabéns.
Não te esqueceste da promessa e, além de publicares a fotografia, escreveste um artigo optimo.
Nem espero pela tua autorização para copiar para o cadenosemcapa.

É muito gratificante recordarmos estes episódios e sentirmos que, 34anos depois, partilhamos as mesmas afinidades com alguns daqueles que connosco os viveram.
Por mim orgulho-me de ter sido um dos militantes da EUC que, nessa aventura, alinharam com os esquerdistas.
Abraço com amizade

eduricardo disse...

Viva
Volto aqui para deixar a ligação para o artigo em que republiquei o que te roubei e acrescentei uma introdução que gostava que lesses.
http://cadernosemcapa.blogspot.com/2009/11/revol_9693.html
Bom fim de semana
Saúde e Fraternidade