domingo, fevereiro 21, 2010

Londres e os "Tempos Modernos"



Londres é uma cidade fantástica, que eu adoro, com uma diversidade de coisas para fazer muito interessantes a todos os níveis.
Mas como não há bela sem senão,revela-se muito stressante no dia a dia, sempre com multidões no metro, nos museus, nas ruas, nos concertos, nas lojas, com gente a correr e pouco simpáticos para qualquer transeunte menos afoito que lhes barre o caminho, arriscando-se a levar com uns impropérios e uns bons empurrões.
Então nas escadas rolantes do metro, não encostar à direita é a morte do artista mas está bem visto, pois não faz sentido ir tudo na conversa e a barrar o caminho a quem quer andar, como acontece invariávelmente nos nossos centros comerciais.
No dia em que visitei - sabiamente antes das 10h - o Museu de História Natural, deparei-me ao sair com uma enorme multidão que para aí se dirigia e qual o meu espanto, as entradas no metro foram barradas por alguns minutos de forma a escoar toda a mole humana que em autênticos vómitos daí saía.
E pela minha cabeça passou-me a imagem do crítico filme do Chaplin, "Os Tempos Modernos", em que a multidão se transformou em cabeças de gado. Feito nos anos 30, mas muito actual.

Sem comentários: