quarta-feira, setembro 20, 2006

Comemoração dos 25 anos da licenciatura em História


Pois é, o tempo passa sem darmos por isso.
Com surpresa recebi um telefonema de uma amiga para me informar que devido a termos concluído o curso de História há 25 anos, havia uma comissão que estava a planear uma comemoração que juntasse o pessoal daquela época. Nem tinha dado conta que este espaço de tempo já tinha decorrido ...
E assim, a 16 de Setembro, lá marchei de comboio até à Régua acompanhado dos amigos do curso mais chegados e com quem sempre mantive contacto e amizade, para esse encontro que foi muito engraçado pois deu para rever gente que não via desde aí, alguns de quem não me lembrava mesmo, outros que era preciso olhar bem para reconhecer.
Foi uma óptima jornada de convívio, todos os presentes estavam contentes, a organização de parabéns e foi muito bom relembrar os velhos tempos e sabendo novidades de alguns que não puderam aparecer.
E se este ano foi na Régua, para o ano será no Minho, se possível com mais participantes, a ideia ficou.
Finalmente não nos arrependemos de ir de comboio, pudemos comer e beber à vontade sem medo do " balão ", vimos uma paisagem lindíssima do Douro, só é pena que os comboios para esses lados não sejam mais rápidos e confortáveis.
Foi um acontecimento histórico a comemorar uma data importante da história das nossas vidas.

sexta-feira, setembro 15, 2006

Uxmal


Uxmal era uma poderosa cidade-estado maya apresentando um estilo arquitectónico diferente de Chichen Itza, mais elegante e decorada. Os edifícios mais importantes são a " Pirâmide do Mágico", o quadrângulo do " Convento ", o " Campo da Bola " e o "Palácio do Governador".
Do alto de uma das suas pirâmides ( a única onde existe a permissão de subir ), a vista da selva é absolutamente fantástica.
Também as iguanas são boas companhias ao longo da visita a este local que merece ser tranquilamente saboreado, especialmente depois da hora das grandes invasões de turistas.

quinta-feira, setembro 14, 2006



Outro local Maya interessante mas menos conhecido é Kabah que tem o Palácio de Codz Poop com 250 máscaras do Deus da Chuva Chaak na sua fachada.

Chichen Itza


Ir ao México apenas para fazer praia, não vale a pena. E nada melhor que adicionar às águas quentes e transparentes do Caribe umas visitas às ruínas das antigas cidades e centros religiosos Mayas.
Ir a Chichen Itza é uma experiência inolvidável e ficamos esmagados pela grandiosidade do " Castillo ".

Nova experiência

Este blog é o início de uma experiência que se deseja proveitosa com os alunos da Escola EB 2,3 de S. Pedro da Cova.