quinta-feira, junho 10, 2010

Tirem-me deste filme...



Na nossa sociedade capitalista e neoliberal, muita gente trabalha demasiado não só por que isso lhes é imposto pelas empresas, mas também para ganhar muito dinheiro que permita o acesso a luxos da sociedade de consumo que vão dos carros, TVs, telemóveis, etc...
Além disso têm em casa rebentos habituados a comprar as novidades só porque sim,que exigem, e pior, não estimam os objectos...porque alguém há-de comprar um novo com mais uma função que até não é utilizada.
Este excesso de trabalho na sociedade da abundância, leva ao suicídio e à morte por doença cardíaca, provocada pelo stress...
Entretanto, no outro lado do Mundo,no Mundo mais atrasado, temos os que trabalham nas multinacionais e fabricam as preciosidades referidas, trabalhando dez a doze horas, sem regalias sociais e a troco de salários miseráveis que mal dão para sobreviver.
Resultado ... suicídios a subir em flecha, como na China, precisamente nas fábricas que fabricam os IPhones e similares, que quando saem no mercado rico, produzem filas intermináveis para a sua aquisição, sem ninguém pensar em quem os fez e em que condições.
E os lucros altíssimos gerados por estes paradoxos, vão ter aos mesmos.
Que raio de Mundo este!!!!
Entretanto, aos poucos mas com passos seguros, assistimos nesta nossa Europa à destruição das conquistas dos trabalhadores em nome de uma crise gerada pelos governos neoliberais e pela voracidade do sector financeiro, que nos querem agora fazer pagar!!!
E ainda ninguém se revoltou a sério?????

Sem comentários: