quinta-feira, dezembro 16, 2010

O Museu do FC Porto




Finalmente, e depois de muito vasculhar entre as várias colecções - algo dispersas - que ainda guardo, encontrei dois postais aí de finais dos anos 60, inícios de 70, os quais adquiri quando pela primeira vez o meu Avô me levou a visitar a Sala Museu Afonso Pinto de Magalhães, sita na altura na antiga Sede da Avenida dos Aliados, bem junto à Câmara, prédio que ainda hoje é do Clube.
Fiquei maravilhado ao observar os troféus conquistados, mesmo numa época de "vacas magras" em que pouco ou nada se ganhava e a frase "é para o ano" se repetia época após época...
O meu Avô e o meu Pai eram as fontes orais de um passado glorioso que eu ali via materializado em troféus, ansiando por tempos de Glória.
E eles chegaram, hoje o FC Porto é um dos grandes do Mundo, mas quem quiser observar os símbolos dessas grandes conquistas, ou lê jornais ou vê imagens, na medida em que ainda não há Museu no novel Estádio do Dragão.
Pinto da Costa prometeu-o para este seu actual mandato e é uma peça vital na afirmação do Clube, se - como espero - bem pensado, moderno, atractivo e organizado, relatando a História da Instituição de forma entusiasmante.
Bem me lembro de uma visita que fiz ao Museu do Barça e vim de lá arrepiado, tal como a imensa legião de jovens catalães que ali aprendiam que o Barça é "Mas que un Clube", mas também uma bandeira de uma região a lutar contra o centralismo madrileno.
E o Porto tem de seguir estes passos, inspirando-se ali.
Sonho o dia em que poderei promover visitas de estudo ao futuro Museu do FC Porto.
Venha ele...

1 comentário:

Anónimo disse...

Faço minhas estas palavras e a mensagem. Anseio por ver o museu do Dragão!
Abraço.