domingo, junho 03, 2007

A Caça ao Ponto



Começou ...
Nas nossa Escolas vamos ver no fim deste mês quem é titular e quem fica no banco dos suplentes, à espera de uma lesão grave ou do fim da carreira do titular para poder jogar (progredir).
Este facto motivou a corrida ao ponto entre aqueles que podem concorrer a este concurso, embora para isso tenham mandado para o espaço aquilo que ao longo de uma carreira fizeram até ao ano de 1999/00. Porque só contam os últimos 7 anos !!!!
E o que dá acesso ao " ouro" ? Tudo o que é cargo ligado à burocracia e não todo o trabalho desempenhado com os alunos e na dinamização da Escola, desde os Clubes, aos Projectos, às Visitas, Exposições, Histórias ao Vivo, dinamização das Bibliotecas, informatização das Escolas, enfim, um sem número de actividades realmente importantes.
Este concurso, ao promover uma primeira e uma segunda divisão, deixa também de fora todos aqueles, e são muitos, que do 8º escalão para baixo são extremamente profissionais e brilhantes na nossa actividade...
Onde está o mérito, afinal???
Isto está tudo mal, nada faz sentido e não vai, por certo, tornar melhor o nosso ensino, antes toldar o ambiente nas Escolas incentivando à concorrência feroz e desleal, à desmotivação, sentimento de injustiça e coisas piores.
No entanto, temos se calhar o que merecemos. Que fizemos? NADA!!!
Nem Professores, nem os sindicatos da triste figura, que deixaram uma mobilização nunca vista, na célebre manif de Lisboa, esvaziar-se completamente. Agora que o fogo está a arder andam com providências cautelares e afins ...
Nós, desde há muito, andamos na contagem dos pontinhos, basta ver as conversas de bastidores, em vez de nos recusarmos todos a aceitar este papel e a lutarmos realmente.
Enfim, fica aqui o meu lamento pelo estado ao que nós chegamos - o ministério sabia com quem se metia - e agora só me lembro da resposta que em gíria davamos uns aos outros no meu tempo de estudante:
" Tás descontente? Não concordas? Então vai-te queixar ao Real ... Madrid "
( embora haja muita gente a afiar o dente )

1 comentário:

Anónimo disse...

O «Professor Titular» visto pel'A BOLA

As nossas escolas lançam-se, definitivamente, na arrojada experiência do mundo da bola. Com uma Ministra apostada em ser um género de Scolari da educação, o Ministério investe na divisão sectarista entre (professores) titulares e suplentes.

Os titulares serão, então, convocados à luz de uma escolha surpreendente. Mais importante do que saber dar aulas e ter sucesso na relação educativa com os alunos, interessará saber como pisar a alcatifa dos gabinetes, ter prática de carreira burocrática fora da sala de aulas e, acima de tudo, não ter tido lesões que obriguem a paragens mais ou menos longas no Campeonato, mesmo que por culpa de qualquer sarrafada alheia.

A táctica é, pois, não ter vida para além do dever. O destino é entregar a titularidade professoral aos mais dignos ratos de sacristia. Por isso, não bastará saber marcar golos. E, tal como em alguns clubes de futebol manhosos, é preciso não esquecer de elogiar o presidente e ser de uma fidelidade canina ao treinador.

Do jornal A BOLA (pag.9 - Vítor Serpa, Director do jornal)