quinta-feira, agosto 30, 2007

Jamaica 2 - Mausoléu Bob Marley




A Jamaica é Reggae, é Bob Marley e, por isso não podia lá ir sem visitar a sua terra natal, Nine Miles e a casa onde passou a infância, regressou muitas vezes escrevendo lá as suas canções e está sepultado.
A viagem foi feita de autocarro com um guia notável, Mr. Martin, um bem disposto jamaicano que ao longo do percurso entra as colinas verdejantes nos foi dando a conhecer a cultura, história e modo de falar tradicional, no meio de muita brincadeira.
Quando se vai visitar um mausoléu, temos a ideia de uma visita circunspecta, de recolhimento e de falar por meias palavras, baixinho. Pois bem, aqui, nada mais errado !!!
Ao chegarmos, antes de entrar no parque da propriedade, murada, o autocarro foi cercado por uma série de rapazes, todos prontos a negociar o produto mais consumido ... Ganja ( marijuana )... Imensos a fumam, imensos a vendem por todo o lado...
Depois, já no interior, subimos umas escadas e entramos num terreiro com a casa das recordações, uma decepção, tshirts e outro material fraco, de mau gosto e muito dele feito... na China, sem nada de especial, nem para trazer aos amigos.
Mas o melhor estava para chegar, com o aparecimento do guia que calhou ao meu grupo, um Rastafari chamado Benjie, uma personagem...
Rasta, de uniforme, uma garrafa de água na mão e alguma ganja já fumada, o homem pôs-se logo a dançar e a cantar, começando as explicações terminadas geralmente em sonoras gargalhadas. " Ya Mon ", Rastafari..., dizia ele... Mais piadas, a rir, aos saltos, o mesmo se passando com outros grupos guiados por idênticas figuras.
Junto ao quarto de Bob Marley, com a sua cama original - garantida - as letras das músicas que conhecemos passaram a fazer sentido, cantadoas pelo Benjie, que apontava aos locais certos e depois nos fazia cantar a todos ..." I wanna love you and treat you well ( ... ) We share the shelter of my single bed. ".Entretanto um óptimo cheiro e erva pairava no ar resultado de uma série de visitantes que assim celebravam Bob Marley.
E neste ambiente quase surreal lá continuamos, agora no local onde a família cozinhava e de novo todos . " No Woman no cry ( ... ) I remenber when we use to sit ( ... ) than we would cook cornmead porrigge ".
Sempre nesta pedalada e depois de termos entrado no Mausoléu onde Marley está, sepultado acima da terra,cara virada para o sol que entra por uma clarabóia com os vitrais nas cores rastafari, num envólucro de mármore e acompanhado da sua guitarra,uma bola de futebol, a bíblia e ... marijuana, anunciou Benjie alto e bom som no meio de mais uma sonora gargalhada, passamos a um pequeno memorial onde se lê " Bob Marley Live " onde em conjunto cantamos " One Love, one heart, Let's get together and fell alright ".
E assim terminou uma visita inesquecível, não própriamente pelo que se viu mas pelo ambiente de loucura que se cria neste espaço de comunhão, celebração da música, da alegria e do espírito deste grande músico.
Lá nos despedimos do Benjie " Ya mon, respect, no problem " e saímos com pena mas completamente IRIE, palavra que em Jamaicano quer dizer em estado de felicidade.
.
Imperdível

2 comentários:

bah disse...

Jorge Aragão, que emocionante este depoimento sobre onde se encontra o nosso Rei do Reggae. Sou brasileira e adoro Bob Marley, só ainda não estive na Jamaica(mas pretendo). Estou à procura do video do último show ao vivo de Marley realizado no Stanley Theater - Pittsburgh em 23 de setembro de 1980.Você por acaso saberia me dizer onde encontro este vídeo? Não acho em lugar nenhum.Muito grata

Carlíssima disse...

olá Jorge, vou até à jamaica no dia 22 deste mes de outubro e pretendia que me desses mais informações sobre esta terra que penso ser magnifica... Preços, excursoes a nao perder e alguma coisa que aches imprescindivel nesta viagem. Vou ficar no Riu Ocho Rios. Obrigada!

Carla (carla.marques.dias@gmail.com)