quarta-feira, outubro 10, 2007

O 5 de Outubro, a Educação e a " Democradura "



Nas comemorações do 5 de Outubro, o Presidente Cavaco falou acerca da necessidade de um novo olhar sobre a Educação e, entra outras coisas, na necessidade de se dignificar a profissão dos Professores.Nada mais certo.
Instado a comentar o discurso, Sócrates com um sorriso amarelo logo afirmou ser um incentivo ao governo e ao Ministério da Educação, que não havia professores descontentes e que a contestação era apenas do movimento sindical!!!
Sou professor, não sou sindicalizado, estou descontente e revoltado tal como uns bons milhares de colegas.
Penso até que o douto engenheiro deveria agradecer aos sindicatos a ajuda que lhe deram ao deixarem esvaziar a histórica manifestação de 20 000 docentes unidos como nunca, nada mais fazendo a seguir que umas pequenas cócegas nas negociações permitindo assim que o Ministério fizesse quase tudo o que lhe apeteceu.
Cavaco, repito tem razão. Como se pode melhorar a educação quando é a ministra que diz publicamente que perdeu os professores mas ganhou a opinião publica?
Que imagem fica de uma ministra que apupa os alunos numa distribuição de prémios como se pode ver no vídeo acima?
Que políticas pode ter um ministério quando tem um secretário de estado com teorias absurdas sobre a educação como se pode verificar num excelente post de 3 de Outubro no blog de João Tilly - Valter Lemos-por Filomena Mónica que não devem deixar de ler...
Como pode ser credível um ministério demagogo e propagandista que distribui computadores como certos políticos distribuem electrodomésticos nas campanhas eleitorais ou em que a ministra diz que os professores estão contentes pois concorreram todos aos cargos de titular??? E etc, etc...
Entretanto, cereja no topo do bolo, o autocrata Sócrates não gostou de ser assobiado, lançou de novo o espantalho dos comunistas que comem criancinhas ao pequeno almoço e a polícia, sabe-se lá porquê e à boa maneira preventiva da antiga pide foi ao Sindicato dos professores da Zona Centro apreender papelada e dar " bons conselhos " para o nosso primeiro não tornar a ser importunado.
Vivemos numa democracia, é um facto, mas não estaremos a resvalar perigosamente para uma ... democradura?

3 comentários:

Anónimo disse...

VERGONHAAA!!!!!
"os polícias não cometeram qualquer infracção ao pedirem informações sobre uma manifestação de protesto. Com base no relatório preliminar do IGAI, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, já deu como encerrado o caso. "Não há indício de qualquer facto ilícito. Por conseguinte, não há lugar à instrução de processo de inquérito ou processo disciplinar", escreveu o ministro no despacho publicado esta tarde no site do Ministério da Administração Interna."
Malditas maiorias que geram tais prepotências!

lucho disse...

Jorge se quiseres ler fiz (com autorização do blue boy)um post sobre o porto-27-sporting-23. Abraço.

Anónimo disse...

Gostei de ler este artigo do Moita Flores que a seguir te indico:

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=262608&idselect=93&idCanal=93&p=200

in Correio da Manhã