quinta-feira, maio 22, 2008

O Estádio de Oeiras, dito Nacional




Tendo ido a Oeiras ver a final da Taça, verifiquei mais uma vez à saciedade que o dito Estádio Nacional inaugurado pelo Estado Novo em 1944 para fins propagandísticos do regime não tem condições.
É bonito, isso é, mas hoje em dia, com os novos Estádios, tornou-se completamente ultrapassado em conforto e … segurança.
Se tivesse chovido o jogo todo – só houve chuva uns minutos – teríamos todos levado uma molha das antigas, para fazer um xixi, quem ficar nos lugares mais baixos tem de subir imensos degraus até chegar a umas retretes pequenas e desconfortáveis ou então fazer nas plantas ( como eu ). È um Estádio helénico mas tem uma tenda de casamentos a proteger a (des ) comunicação social ! As entradas e saídas são confusas e apertadas tipo salve-se quem puder, com o pessoal a trepar as encostas até chegar à saída. O espaço entre as filas é estreito e não ajuda à passagem de quem entra e sai… Se houver crise e sururu … pode ser muito perigoso …
Mas estes nacionais-centralistas da federação insistem em fazer a festa da Taça neste local recusando-se a que a final não seja na capital do Império. Cairia o Carmo e a Trindade.
À nossa volta vemos estádios às moscas, modernos e com boas condições ( Algarve, Aveiro, Leiria ...) que quase não são utilizados !!!
Há que repensar isto e depressa por muito que estes senhores não queiram.
Por mim, nas próximas edições, devia haver boicote dos Clubes a este espaço bem como dos adeptos. A mim não me apanham mais.
E até sou insuspeito para falar deste local pois dele tenho muitas boas recordações …
Nos idos anos 70 fui lá muitas vezes competir e aí fui Campeão Nacional pelo meu Clube, o Futebol Clube do Porto, em Atletismo.
Mas para futebol é que já não dá e está na hora de se tomar uma posição drástica.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Jorge, gosto sempre de retribuir as visitas e por isso cá estou.
Sobre o post... estou de acordo contigo e já decidi que não vou lá mais.Aquilo se fosse no Porto, já há muito tempo que tinha sido desactivado, mas como é na Capital e dá muito jeito aos clubes de Lisboa...lá continua.
Acho e aí estou de acordo contigo, que só quando nós - F.C.Porto - tomarmos uma decisão drástica, é que aquilo passa à história.
Um abraço