quinta-feira, agosto 27, 2009

Ainda as portas da Tunísia





Aproveito este post para dizer "chukran" ao amigo Meireles pela sua vinda ao Blog.
Em relação ao que falas no teu comentário dos possíveis significados dos desenhos nas belas portas tunisinas, não sabendo muito sobre o assunto, direi que algumas são compostas exclusivamente de formas decorativas, com motivos essencialmente geométricos e sem figuração humana devido à doutrina religiosa islâmica, outras constituídas com desenhos, sobretudo de crescentes, peixes ou as "Mãos de Fátima" ( a filha do Profeta) também conhecidas por Hamsa, todos símbolos apotropaicos, protectores, contra as invejas ou o mau olhado.
No que respeita às "Mãos de Fátima" ou Hamsa que se podem ver na porta da foto tirada na Medina de Hammamet, também os Judeus tem um símbolo semelhante, as " Mãos de Miriam"( irmã de Moisés e de Aarão).
Cá em Portugal ainda encontramos nas casas mais antigas - cada vez menos - batentes em forma de mão que significam exactamente a mesma coisa e mostram a influência Muçulmana deixada no nosso País.
Se alguém souber mais sobre este assunto e queira participar, é muito bem vindo.


2 comentários:

meirelesportuense disse...

Não sei o quer dizer "chucran", mas será bem vindo em tunisino?
-Depreendo que sim e agradeço a atenção Jorge.
Alguns dos símbolos inscritos nas portas parecem misturar "sabiamente" a simbologia islâmica, e judaico/cristã...Os Peixes, a Cruz, os Crescentes, as Mãos que referes...Quer-me parecer que qualquer um poderia morar numa dessas casas, sem que corresse o risco de ser acusado de heresia!...

DináPayão disse...

Tbem as portas da Tunisia tem um simbolismo com as 12 portas de Jeruzalem.Portas estas que representavam as 12 tribos de Israel. E estas portas estavam 3 no norte, 3 no sul, 3 no leste e 3 no oeste. E isto é muito importante p/ o mundo religioso ,pois segundo a bíblia Jesus bate a porta do seu coração. É passando pela porta que se entra ou sai de um a determinado lugar, casa, igreja,etc. E é através dela que se permiti ou n/ a entrada de alguém.