domingo, janeiro 31, 2010
O 31 de Janeiro de 1891
A população do Porto vitoriando a República na antiga Câmara Municipal
Os revoltosos presos no vapor "Moçambique"
Comemora-se mais um aniversário da Revolta do 31 de Janeiro de 1891 em que pela primeira vez se tentou implantar a República em Portugal. Este acontecimento deu-se na Cidade do Porto e coincide este ano com o início das comemoraçoes do centenário da implantação da República em 5 de Outubro de 1010.
No seguimento da humilhação sentida um ano antes com o Ultimato Inglês, um grupo de militares conspirou contra a Monarquia em várias reuniões sobretudo de sargentos e cabos, apoiados por alguns civis.
Mal preparados e com fugas de informação à mistura, os revoltosos concentraram-se no Campo de Sto Ovídeo, hoje Praça da República, desceram a Rua do Almada, tomaram a antiga Câmara Municipal que estava situada na Praça de D. Pedro, actual Praça da Liberdade, e proclamaram a República pela voz do Dr. Alves da Veiga. Com a população a vitoriar, uma bandeira foi também hasteada e o actor Verdial nomeou os elementos do Governo Provisório.
Depois, ao som de “ A Portuguesa “, o nosso actual Hino Nacional, subiram a Rua de Sto António, hoje Rua 31 de Janeiro, a fim de tomarem o Telégrafo que se situava na Praça da Batalha para dar a conhecer ao País o fim da Monarquia.
No cimo da rua estava no entanto a Guarda Municipal, apoiante do regime, que surpreendeu todos com fogo de artilharia e obrigou os Republicanos a recuar até à Câmara a qual foi bombardeada com duas peças de artilharia até à rendição.
Passeando hoje pela Cidade e se estivermos atentos à sua toponímia, esta revolta está bem lembrada com o nome de alguns dos seus participantes nas suas ruas, como João Chagas, Alves da Veiga, Rodrigues de Freitas, Alferes Malheiro, Sampaio Bruno, Aníbal Cunha, Sargento Abílio, Actor Verdial ( curiosamente bisavô de Sérgio Godinho) e muitos outros.
Alguns destes Homens que tentaram com coragem implantar um novo regime foram depois julgados e deportados para África.Rapinei a sua foto do Blog Blasfémas.
Blair e o gosto pelo sangue e pelo saque...
"O ex-primeiro-ministro britânico não mostrou qualquer sinal de arrependimento por ter arrastado o país para a invasão do Iraque e ter enviado 45 mil militares para o terreno.
Durante as seis horas em que foi interrogado pela comissão de Inquérito sobre a guerra do Iraque, Blair não cedeu. Disse que até à invasão acreditava que o Iraque tinha armas de destruição maciça e que, após o 11 de Setembro, não podia assumir o risco de não fazer nada." in Euronews
Não adianta fazer muitos mais comentários sobre estes facínoras que nos tem governado e onde cabe o nosso servil cherne barroso que decidiu patrocinar a cimeira do crime.
E o pior é que este tipo - e os outros - com as mãos manchadas de sangue,anda por aí com cargos de relevo e responsabilidade!!!!!!!!
Será que não se consegue pôr fim a esta corja?
sábado, janeiro 30, 2010
A bandeira do 31 de Janeiro de 1891
Comemora-se amanhã mais um aniversário do 31 de Janeiro, data em que pela primeira vez se tentou implantar a República em Portugal, ao mesmo tempo que se lançam as comemorações do centenário da implantação do regime Republicano.
Tal golpe teve lugar na Cidade do Porto, tendo falhado por mal preparado.A República teve pois de esperar pelo 5 de Outubro de 1910.
Ora quando os revoltosos de 1891 ocupoaram a Câmara Municipam do Porto verificaram que não tinham uma bandeira.
Por este facto, Alves da Veiga, o Homem que proclamou a República no Porto e era Presidente do Centro Democrático Federal 15 de Novembro - data alusiva à implantação da República no Brasil em 1889 - mandou trazer a bandeira deste Clube Republicano que serviu para o efeito.
O edifício onde este Centro funcionou ainda existe na Praça dos Poveiros, muito degradado mas que ostenta ainda uma lápide onde o acontecimento se evoca dizendo:
"«Casa onde foi fundado o Centro Democrático Federal 15 de Novembro cuja bandeira foi hasteada no edifício da Câmara Municipal do Porto na Revolução do 31 de Janeiro de 1891».
Como curiosidade registe-se a palavra "Federal" relativa a uma corrente republicana de carácter descentralizador e regionalista. ( Sobre este assunto ver um artigo muito interessanrte de Pedro Baptista aqui).
Quanto à degradação do prédio e de toda a área envolvente não é nada de espantar, tal a incúria a que a Cidade está votada pelo poder central e ... local com o inenarrável rui rio.
Espero ao menos que num dia em que haja uma intervenção na área a placa seja conservada e mantida no mesmo local.
sexta-feira, janeiro 29, 2010
Bonanza
Recebi por sms de um Grande e velho amigo, o Sérgio,a informação que Pernel Roberts, o Adam da série televisiva dos anos 60 "Bonanza" tinha falecido.Era o último sobrevivente da "família Cartwright" - Ben, Hoss, Little Joe e Adam - que nos encantava com as suas aventuras.
Na verdade esta série transportava-nos, na altura em que tínhamos 1o ou 12 anos, para o mundo fascinante do Oeste que depois reproduzíamos nas nossas brincadeiras com pistolas, estrelas de sheriff,chapéus à cowboy e assim por diante.Eu então era um autêntico fanático...
Lembro-me que cheguei a ter em casa, emprestadas, umas fotos autografadas pelos quatro actores que alguém arranjou nos EUA e trouxe para cá. Foi um delírio estar com elas uns dias.
Lembro-me também que se via a série religiosamente na TV, mesmo na aldeia, em Dornelas, quando apenas havia uma televisão na loja.
E no meio das cartas, do dominó, dos copos e cervejas que os homens bebiam, do cheiro a bagaço e dos lavradores que ao balcão iam comprar carboneto para os gasómetros com os quais iam regar à noite para aproveitar a sua vez de terem água para o efeito, a canalha não tirava os olhos do filme.
Um tempo que já passou mas não desapareceu da nossa memória, por isso o sms fazer todo o sentido entre dois compinchas que se mantém amigos há ... 49 anos...
quinta-feira, janeiro 28, 2010
Portuenses / Portistas
Após anos e anos a passar à beira da Junta de Freguesia do Bonfim, a minha freguesia natal, só agora reparei que numa lápide comemorativa dos mortos da freguesia na I Guerra se pode ler " Homenagem aos mortos portistas na Grande Guerra - oferecido pelos Condestáveis em 1926".
Infelizmente, nem todos os portuenses são portistas - deviam ser - mas não deixa de ser curioso o que lá está escrito, não me parecendo que a homenagem fosse só para os que naquele tempo jé eram do FC Porto e tombaram nas trincheiras.Mas também pode ser que sim...
Que responda quem souber.
Cliquem na imagem para ver em pormenor.
Mais uma escandaleira...
"Acordo com a Câmara de Lisboa valeu ao Benfica 65 milhões de euros
PJ termina investigação sobre o financiamento do novo Estádio da Luz
00h33m
NELSON MORAIS
O Benfica encaixou 65 milhões de euros à custa do contrato-programa firmado com a Câmara de Lisboa, no âmbito do Euro 2004. Santana Lopes não é arguido, apesar de a PJ ter concluído que o município, a que ele presidia, instrumentalizou a EPUL para financiar o Benfica." in JN.
Palavras para quê quando tem sido claro que o clube do regime salazarento se serve do poder político quando lhe convém e com a conivência e subserviência deste que quer a todo o custo voltar aos tempos antigos da glória da capital do império centralista.
Foi perdoada pelo governo psd uma dívida fiscal que os atiraria para a segunda divisão em troca de jantares em campanha eleitoral. Nestas ultimas eleições foi a colagem do presidente benfa ao ps.
E agora a Polícia Judiciária vem dar razão a algo que já se conhecia e falava há muito.
São estes os paladinos da verdade e transparência!!! Só não vê quem não quer.
Por isso o presidente benfa fala - apanhado nas escutas - que gosta de fazer as coisas por outros lado. Pudera!!!
(Imagem retirada do Blog Reflexão Portista.)
quarta-feira, janeiro 27, 2010
Discrepâncias ou como ver só com o olho "encarnado"
Bom artigo de Jorge Maia no jornal O Jogo a mostrar bem a dualidade de critérios do pavão encarnado, presidente do conselho de disciplina da Liga de futebol, qual cavaleiro da triste figura e a "isenção" da des-comunicação social...
"Afinal, havia outro
JORGE MAIA in O Jogo
Há coisa de um ano, houve jornais que escarrapacharam na primeira página, em letras tão garrafais quantos lhes permitia o respectivo grafismo a palavra "batoteiro" por baixo de uma foto de Lisandro. Em causa estava a grande penalidade que o argentino teria simulado em lance disputado com Yebda no FC Porto-Benfica. A Comissão Disciplinar da Liga castigou Lisandro com um jogo de suspensão e multa de 750 euros por "simulação evidente de grande penalidade inexistente, que provoca decisão errada da equipa de arbitragem", mas mais do que isso, justificou alegremente tais manchetes insultuosas em relação a um dos melhores jogadores que passaram pelo futebol português nos últimos anos. Ora, ontem, a CD da Liga puniu Pablo Aimar com 750 euros de multa por "simulação evidente de grande penalidade inexistente, que provoca decisão errada da equipa de arbitragem". Só não foi suspenso por um jogo porque, simpaticamente, a CD considerou que o lance não beneficiou a sua equipa na atribuição final dos pontos. Como não tenho nenhuma dúvida sobre a honestidade de quem fez as primeiras páginas que chamavam batoteiro a Lisandro, só posso imaginar que pensem exactamente o mesmo de Aimar. Podem é não ter autorização para lhe chamar isso na cara."
Felícia Cabrita .. Nem mais...
Recomendo a passagem pelo "Clube dos Pensadores" onde está um excelente artigo sobre um debate acerca do estado da (in)justiça em Portugal com a presença de Felícia Cabrita e Nuno Melo, entre outros.
Nele se pode ler a dado passo:
" Felícia Cabrita demonstrou a coragem que a tem caracterizado desde que começou a fazer jornalismo de investigação de alto nível. Disse que a justiça em Portugal se caracteriza pela sua extrema gravidade. Há um clima de perseguição latente, comparável à Santa Inquisição. É inadmissível, por exemplo, a perseguição que poderes da capital movem orquestradamente a um clube do norte (FCP) e à sua estrutura de comando. Pior é que há uma conivência da imprensa, que é revoltante, que alimenta este estado intimidativo.".
Nem mais, fala quem sabe, uma excelente e insuspeita jornalista de investigação.
Vale a pena ler todo o texto, bastante eloquente.
As escutas
Para os lados da 2ª circular salazarenta do clube do antigo regime e de pseudo jornalistas verborreicos com ou sem brilhantina, a saída cá para fora das escutas no processo apito dourado derrotado na justiça civil não tiveram qualquer tipo de problemas.
Serviram para ao fim e ao cabo, já fora do contexto, colocar em audio o que se sabia em texto. Tem mais peso, disse o triste cineasta apv, ele um defensor acérrimo da " verdade e justiça", esquecendo a grave violação que foi a sua publicação no Youtube na medida em que alguém com altas responsabilidades e sabe-se lá (sabe-se!!!) a soldo de quem as cedeu.
Como tenho dito aqui, este ano a nível do futebol vale tudo mas para contrabalançar um bocadinho as coisas, repito novamente a transcrição das escutas em que o presidente do clube salazarento, luis f. vieira fala de árbitros com dirigentes para um certo jogo.
A diferença é que esta foi considerada uma boa conversa e não foi investigada ( como não o foi o desvio de um certo jogo Estorilo-benfica para o Algarve com um árbitro calçado pelos encarnados, com os dirigentes do Estoril a serem sócios dos benfas e que deu um título vergonhoso a esse clube!!!).
Aqui fica, para lembrar, a dita transcrição, não em audio mas que vale na mesma:
""Partes das escutas telefónicas onde é interveniente Luís Filipe Vieira. Os seus interlocutores são Valentim Loureiro e Pinto de Sousa
Luís Filipe Vieira (LFV) - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito... (...)Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio... o António Costa, esse Costa não lhe dá... não lhe dá nenhuma garantia?
LFV - A mim?! F.., o António Costa? F... Isso é tudo Porto!
VL - Exacto, pronto! (...) E o Lucílio?
LFV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
VL - E o Duarte?
LFV - Nada, zero! Ninguém me dá!... Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado. (...)VL - Talvez o Lucílio, pá!
LFV - Não, não quero Lucílio nenhum! (...)
VL - E o Proença?
LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
VL - E o João Ferreira?
LFV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty! Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (...) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.
Pinto de Sousa - A única coisa que eu tinha dito ao João Rodrigues é o seguinte... É pá, há quinze [dias] ou três semanas, ele perguntou-me: "Quem é que você está a pensar para a Taça?"... Eu disse: "Estou a pensar no Paraty"...
VL - Bem, o gajo está f... (...) O Paraty então não consegues, não é?
PS - O Paraty não pode ser. (...) Até para os árbitros restantes, diziam assim: "É pá, que diabo, este gajo tem tantos internacionais e não tem mais nenhum livre, pá?!". (...)
VL - Eu nem dá para falar muito ao telefone, que ele começa para lá a desancar. (...) Mas qual é o gajo que o Porto não quer?! O Porto quere-os todos, pá! Qualquer um lhe serve!
PS - É... Por acaso é verdade...
VL - O Porto quer lá saber disso!
PS - Se é o Lucílio... Se fosse o Lucílio, era o Lucílio, se fosse o António Costa, era o António Costa...
VL - Ao Porto qualquer um serve!
Público 08/09/2006"
domingo, janeiro 24, 2010
O ano do vale tudo...
Autocarro do F. C. Porto e carro de Pinto da Costa apedrejados no Estoril
19h56m. in JN
Para nós, FC Porto, ir a Lisboa comporta muitos riscos de danos materiais e físicos.
Este ano a coisa está devastadora, o Presidente já foi atacado no último jogo que aí se fez contra a equipa dos abutres, o benfica, nos túneis do estádio da luz são o que sabe, com agentes provocadores e caceteiros,anos antes a camionete da claque já foi incendiada e até um jogador de Hóquei do Porto, Filipe Santos, foi bárbaramente agredido tendo ficado em risco de vida.
Este acontecimento de hoje ainda não tem responsáveis identificados mas ..... se não creio em bruxas, que as há, isso há...
É claramente o ano do vale tudo.
sexta-feira, janeiro 22, 2010
Programa das Comemorações do 31 de Janeiro no Porto
quinta-feira, janeiro 21, 2010
O melhor Clube Português segundo a IFFHS...
"O FC Porto é o melhor clube português no ranking mundial de clubes da Federação de História e Estatística do Futebol (IFFHS), ocupando a 12.ª posição, numa tabela que é liderada pelos espanhóis do FC Barcelona." in Visão
Pois, contra factos ... não há argumentos.
O Acordo Possível (?) 2
Conforme já referi o "acordo" sobre e avaliação terá sido o acordo possível mas o que é certo é que muitos dos constrangimentos continuam, a possibilidade de atingir o topo para todos é em muitos casos uma miragem, a avaliação mantém-se injusta e burocrática e cada vez mais noto - apesar da aparente acalmia - o tal "clima de guerra civil de baixa intensidade" de que fala e bem o Colega Ramiro Marques em alguns posts do seu Blog "ProfAvaliação".
Continuamos a viver no meio dos papéis e de uma burocracia incompreensível e desgastante com reuniões e mais reuniões inócuas e absurdas, desperdiçando tempo e energias preciosas para podermos investigar e melhorar a prática lectiva.
Por se tratar de mais uma excelente reflexão, deixo aqui um artigo muito bom sobre o asunto de Santana Castilho.
domingo, janeiro 17, 2010
O andor vermelho
Para que não fiquem dúvidas e não digam que ando às desculpas e aos choradinhos, o meu Clube este ano está muito abaixo do que pode e deve. Muitos equívocos,joga pouco e está sem a alma e sem a chama do Dragão a que estamos habituados.
No entanto e apesar disso, anda por aí um andor "encarnado" salazarento da 2ª circular, que para além do mérito próprio anda a ser levado ao colo de uma forma absurda e escandalosa, tal o medo que por estes lados o Dragão acorde.
Assim, em dois fins de semana seguidos, fomos espoliados pela arbitragem de três(!!!) golos limpos, um deles com influência directa no resultado, para além doutras tropelias ao longo das 15 jornadas já disputadas.
Eu não espero ganhar sempre, sou do tempo em que aguentei 19 anos de jejum e nunca deixei de ser Portista, mas este ano as coisas raiam o indecoroso pois se os "encarnados" não ganham o campeonato vão directos para a falência.
O vale tudo está em acção, muito para além da costumada histeria da des-comunicação social centralista, vejam-se os vários casos no túnel da Luz, a tentativa de vingança do pavão ricardo do Conselho de Disciplina por ter sido derrotado em toda a linha no apito final, etc...
E a piada disto, é que mesmo com os erros de arbitragem e com culpas próprias,não estamos afastados do título, apesar de algum atraso.Assim possamos reagir.
Como sempre,lá estarei a apoiar o meu Clube, sobretudo nas horas mais difíceis e a denunciar estes escândalos que alteram a tão propalada "verdade desportiva" que uns palermas levaram à Assembleia da República num gesto patético e de engana parolos.
sábado, janeiro 16, 2010
Condecorado por "funções públicas de relevo"!!!!!!!
"Santana condecorado por exercício de «funções públicas de alto relevo».
O antigo primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes, vai ser condecorado na próxima terça-feira pelo presidente da República, Cavaco Silva, pelo exercício de «funções públicas de alto relevo».
Em nota divulgada no site da Presidência da República informa-se que Pedro Santana Lopes será distinguido com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, que distingue «destacados serviços prestados ao País no exercício das funções dos cargos que exprimam a actividade dos órgãos de soberania ou na Administração Pública, em geral, e na magistratura e diplomacia, em particular»."
Fico perplexo, condecorar alguém que foi corrido de primeiro ministro,que perdeu a Câmara de Lisboa, que teve ideias megalómanas para a capital,que nada fez de relevo para Portugal,que diz que vai "andando por aí", sempre a falar por tudo e nada, que se notabilizou numas tiradas de comentador desportivo e por ter sido presidente de um clube de futebol,de achar que Chopin era violinista, e de umas quantas aparições nas revistas cor-de-rosa!!!
Realmente só se for por isso!!!
Como sempre, Portugal no seu melhor.
domingo, janeiro 10, 2010
O acordo possível?
O acordo entre o Ministério da Educação e o Sindicatos terá sido a meu ver o acordo possível mas não satisfatório para os professores.
Com uma nova ministra de face mais tolerante, simpática e dialogante que a anterior paquiderme MLR, a cosmética socratina, tal como antes na Saúde, teve um efeito positivo para o des-governo.
Sendo um acordo, claro que houve ganhos e perdas dos dois lados mas no essencial, com algumas conquistas positivas como o acabar com a divisão da carreira, mantém-se o sistema de quotas e o formato da avaliação dos professores - quase igual ao anterior da sinistra mlr - que vai continuar burocrático e a criar uma guerrilha entre os pares nas escolas, o que é muito mau.
O que me entristece é que foi perdido um capital de luta com mega manifestações nunca vistas dos professores, que os sindicatos não souberam ou não quiseram aproveitar, pelo que a luta dos docentes ficou muito aquém do que se esperava.
Bom mesmo foi a perda da maioria absoluta do socretino em boa medida devido ao descontentamento docente e a saída da sinistra ministra que no entanto já conseguiu novo tachinho num organismo qualquer.
Vamos a ver então no que isto vai dar...
sábado, janeiro 09, 2010
A paga...
Após o brilhante serviço prestado a sócrates no sentido de destruir a Escola Pública e os Professores deste País, aqui está a paga:
Milu Rodrigues, depois de um merecido repouso, foi agora nomeada para a presidência da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, seja lá isso o que for...
E assim vai Portugal mais os jobs for the boys and girls...
As aleivosias e o seguidismo, compensam!!!
quinta-feira, janeiro 07, 2010
José Maria Pedroto
Faz hoje 25 anos que José Pedroto, o popular "Zé do Boné" faleceu.
Não me vou alongar sobre a sua sobejamente conhecida carreira, vou antes destacar que foi ele, juntamente com Pinto da Costa, que revolucionou o FC Porto, que fez perder o propalado medo de atravessar a ponte, que tratou os bois pelos nomes, que denunciou os "roubos de Igreja" que beneficiavam os clubes da capital, sobretudo o clube do regime salazarento,o benfica,que lançou as sementes daquilo que o Clube é hoje.
Como se diz com razão, era um Homem à frente do seu tempo.
Das suas famosas tiradas destaco quatro que fazem presentemente muito sentido:
“Uma guerra fria cuidadosamente desenvolvida contra o FC Porto pelos meios de comunicação social de Lisboa (jornais, rádio e RTP) e alguns jornalistas influentes em jornais do Porto”.
“Denunciaremos a todo o momento as anomalias que influenciem os resultados dos jogos”
“É tempo de acabar com a centralização de todos os poderes na capital”
“Verifica-se um estado de espírito geral de apoio incondicional ao Benfica”
Na realidade assiste-se a um recrudescer destas tentativas de elevar de novo - custe o que custar - o clube do regime à ribalta e quanto ao centralismo da capital que, qual eucalipto seca tudo à volta, estamos conversados.Está cada vez mais assanhado.
Faz muita falta Pedroto, mas que o seu exemplo prevaleça e seja inspiração para se continuar uma luta sem tréguas contra este estado de coisas.
quarta-feira, janeiro 06, 2010
A sombra do que fomos
Apesar de publicado em Setembro, só nesta pequena pausa natalícia pude ler "A sombra do que fomos", último livro do Chileno Luís Sepúlveda, um dos escritores que muito aprecio e de quem já li a grande maioria das suas obras.
Desta vez trata-se de uma história de antigos revolucionários que se juntam para dar um último golpe, desfiando nesse encontro memórias de antigos combates e sonhos desfeitos pela ditadura de Pinochet.
Como a vida é uma luta permanente e não se devem perder os ideais, mesmo que momentâneamente derrotados, estes homens ali estão para o afirmar.
Livro que se lê rápidamente e em certas partes nos faz rir, pode ser também uma chamada de atenção para não desanimarmos e mantermos a nossa capacidade de luta, numa altura em que é preciso estar alerta para a difícil situação que atravessamos no País, com o governo que temos e com toda uma classe de malfeitores despudorados que andam aí para nos tramarem ainda mais a vida nesta pretensa democracia que vivemos, plena de exploração, compadrios e ligações perigosas.
sexta-feira, janeiro 01, 2010
2010, o último ano da primeira década do Sec. XXI
Que eu saiba, uma década é um período de dez anos.
Ora tenho lido e ouvido abundantemente por aí que o ano que hoje começou marca o início da segunda década deste século.
Como diria alguém bem conhecido, o melhor é fazer as contas, verificando-se facilmente que teremos todo este ano pela frente para que a primeira década do século se conclua.
Já aconteceu o mesmo na passagem de 1999 para 2000 em que as agências de viagem, ignorando (?) estas normas elementares da cronologia, venderam aos incautos a "passagem de ano do milénio" em jeito de publicidade enganosa para no ano seguinte - o verdadeiro - voltarem à carga.
Mas apesar destas confusões, o que interessa é que seja um bom ano...
Subscrever:
Mensagens (Atom)