segunda-feira, abril 19, 2010

Ainda as Minas de S. Pedro da Cova



Agora que foi classificado o Cavalete do Poço de S. Vicente e a respectiva área circundante do que foram as minas de carvão de S. Pedro da Cova, coloca-se a questão premente da sua conservação.
Na realidade, quem vai espreitar o que outrora foram as minas, leva um enorme choque pois tudo não passa de uma carcaça, um rico património da arqueologia industrial destruído, à boa maneira portuguesa.
Há dois anos, tive a oportunidade de visitar as antigas minas de sal em Wieliczka, Polónia, e fiquei siderado não só pela sua espectacularidade mas também com o seu estado de preservação e aproveitamento turístico, onde se pode aprender, palmilhando as suas galerias, a vida das minas, com a explicação dos guias e com as exposições de material, manequins, etc. Rende dinheiro, aprende-se e está ali património à vista.
Em S. Pedro, já não se pode fazer o mesmo,parece-me, tal a degradação das galerias, mas tornar aquele espaço em Museu é possível, recuperando o que ainda há, melhorando o espaço, construindo pavilhões para exposições temporárias e permanentes,sala multimédia, auditório, percurso histórico com guias ligando as minas à Casa da Malta ( actual Museu)e aos bairos mineiros, criação de um Centro de Documentação e Investigação, sala de convívio,estabelecer protocolo com as Escolas de forma a inserir alunos e professores no projecto, etc, de forma a ligar de novo o espaço à comunidade e até ser uma fonte de receita.
Enfim, são algumas ideias deitadas ao ar,se calhar algo utópicas nos tempos que correm, de dificuldades económicas e governos pouco interessados nestas andanças da cultura, mas muita gente que eu conheço de S. Pedro, grandes entusiastas na defesa das tradições da sua terra, não vão desistir e temos que pensar que as utopias também se tornam realidade.
E não se esqueçam, apesar de muito destruído, a visita vale a pena, a começar pelo actual Museu na chamada Casa da Malta. Lá vão ver que com pouco se vai fazendo muito, graças ao empenho de muita gente boa. Eles sabem para quem estou a falar...

Sem comentários: