terça-feira, junho 21, 2011

Exposição de "Cadavre-Exquis" na Fundação Cupertino Miranda em Famalicão






No passado Sábado desloquei-me à Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão, no âmbito de uma formação sobre (Re) Encontros sobre a História das Artes, promovida pelo Centro de Formação Júlio Resende, Gondomar.


Após ter assistido à brilhante comunicação do Director Artístico da Fundação, António Gonçalves, sobre o "Surrealismo em Portugal", fomos depois por ele guiados à exposição patente até ao dia 15 de Julho sobre "Cadavre-Exquis" e que vale mesmo a pena uma deslocação.


Trata-se de uma técnica inventada por surrealistas que recua aos inícios dos anos 20 e ao começo do próprio Surrealismo.

"Por definição cadavre-exquis consiste em compor uma frase ou um desenho num papel que se entrega dobrado a outra pessoa para que, sem que esta tenha conhecimento do que foi desenhado ou escrito, continue livremente o texto ou o desenho. O título do jogo provém do primeiro dos cadáveres esquisitos conhecidos: o cadáver-esquisito / beberá o vinho novo."


Passando geralmente por Famalicão de forma rápida, ou para comer umas saborosas papas, ignorava totalmente o que aquele edifício da Fundação encerra, ou seja, um espaço de cultura fantástico e com um acervo sobre o Surrealismo, notável.

Já dizia Lenine, "Aprender, Aprender Sempre" ...

Sem comentários: