terça-feira, abril 08, 2008

11º A - 89/90 - C+S de Baião



Há 18 anos atrás fui colocado para trabalhar na C+S de Baião, altura em que não existia auto-estrada, agravado pelo facto de ir e vir diariamente.
Foi um ano inesquecível pois as viagens, apesar de longas e difíceis eram animadas com um grupo de 4 bravos decentes que não se conheciam e se tornaram amigos até hoje.
Além disso, encontramos uma Escola com gente simpática, alunos cumpridores e muito bem educados com quem criamos nesse ano um bom relacionamento e empatia.
Coube-me entre outras, a Turma do 11ºA onde o bom entendimento esteve sempre presente nas aulas e fora delas, com bons jogos de futebol e um excelente convívio no final do ano numa viagem a Lisboa de três ou quatro dias. Pelo meio uma visita
à minha Cidade do Porto para vermos o “ Porto Liberal “ e almoçar na Mãe Preta, na Ribeira.
Deles me despedi com saudade no final do ano lectivo mas esta Páscoa recebi um gentil convite para estar presente num jantar da referida Turma ao que logo acedi.
Foi uma sensação óptima rever quase todos aqueles e aquelas adolescentes agora trintões, separados pela vida, casados e garbosos pais de filhos que de novo se reencontraram, alguns passados … 18 anos…
Se fiquei contente por mim na medida em que não me esqueceram, mais feliz fiquei por eles, na alegria que tiveram em reatar velhas amizades e cumplicidades, recordar antigas histórias e colocar em dia as novidades, a profissão, os filhos, os sonhos, enfim...
Não faltou a ajuda das novas tecnologias colocando presente um dos colegas que vive em Andorra, por vídeo-conferência.
Foi um enorme prazer ter participado neste encontro de amizade e companheirismo que me tocou imenso e dei por mim a pensar que é nestas alturas que a minha profissão ainda vai fazendo algum sentido.
A todos só me resta agradecer a lembrança, desejar muitas felicidades, muitos encontros e … até sempre.
A sério, foi fantástico.

7 comentários:

José Pereira (Educador Social) disse...

Nunca mais esquecerei uma frase que o Senhor Professor nos disse na visita que nos proporcionou à Cidade do Porto: " MEUS AMIGOS, O PORTO DEVE VER-SE DE CABEÇA VIRADA PARA CIMA!"

Sempre que passo na Ribeira e no restaurante "Mãe Preta" lembro-me dessa frase e desse tempo do NOSSO PROFESSOR DE HISTÓRIA.

Com o passar dos anos e já nos tempos de Estudante Universitário (não só nas noitadas da Ribeira ;) comecei a apreciar melhor o Porto e comecei a entender que realmente o Porto tem muito para nos mostrar se levantarmos a cabeça (senão só vemos as ruas e os passeios e já nem sequer a calçada à portuguesa temos para ver).

Mais do que nunca, esta frase do Senhor Professor continua e continuará a fazer sentido em todas as situações da nossa vida e da nossa história. Levantemos a cabeça para vermos melhor a realidade! A realidade da nossa história, a realidade do nosso país, a realidade da nossa escola, da nossa educação, a realidade em que nos encontramos, a realidade,...

Este foi sem dúvida um dos nossos melhores professores de sempre!

Refiro dos "nossos", não só da nossa turma e deste pequeno grupo de baionenses, mas sim do nosso país. Do nosso Portugal!

Não foi necessário autoritarismo, nem imposição de regras, nem,...tudo que hoje se vê nas escolas. Foi apenas necessário um homem que soube ser professor em todos os sentidos da palavra: bom pedagogo, bom amigo, bom ouvinte, respeitador e respeitado,... Foi sem dúvida um professor que marcou as nossas vidas e acredito que deve continuar a marcar também a vida de muitas gerações de jovens.

A Educação de hoje está pelas ruas da amargura mas, certamente, a culpa não é dos professores, será mais das políticas e sobretudo dos políticos que ao longo dos anos têm esquecido a escola no seu todo.

E não venham agora com as tretas das avaliações que não será isso que vai fazer bons professores!

Baião há 18 anos teve pela primeira vez ensino secundário e nem sequer teve o 12º ano para oferecer a estes jovens, tendo nós de procurar o 12º ano noutros concelhos visinhos. Não havia bibliotecas, não havia acessos, não havia promoção da cultura,... não havia nada do que hoje se tem acesso e, mesmo assim, estes jovens são hoje homens e mulheres de sucesso.

Este sucesso deve-se sobretudo a professores como este que sempre nos indicaram o melhor rumo a seguir.

Obrigado senhor professor!



Manuel José (jpereira@esenf.pt)

Anónimo disse...

Este "nosso" professor de História é fantástico. Qualquer coisa mesmo. Dá-me umas saudades imensas quando penso no que ele diz...Dos jogos de futsal fabulásticos da turma 11º A, nos quais eu tive o previlégio de participar e jogar com Craques da Bola. Nós tínhamos o Dream Team...Salsa na baliza, Serginho e João Paulo na defesa, Gil, sim esse mesmo, que sou eu, a distribuidor e um sempre irreverente Armando Banana no ataque. Qq coisa, esta equipa. O Prof Jorge Aragão que o diga. Como pessoa e como professor, posso dizer, muito sinceramente, que foi dos melhores que conheci até hoje. Reconheço-lhe amizade, compreensão, dedicação e muita cumplicidade com os alunos do 11º A. Daí nós o considerarmos como " Jorge Aragão; O Grande "...Bem haja, professor etudo de bom para si...Um abraço amigo do Gil Rocha.

Anónimo disse...

Para um prof como o Jorge, faz sempre
muito sentido ser professaor.
Sempre recordado pela positiva existência.

Ex-Aluno C+S Baião
Fernando

Anónimo disse...

Estou mesmo a ver-te de lágrima no olho, a ler todos estes comentários... hehehe! Que ele bem merece! Eu que sou uma reles Prof de Mat, também tive a experiência de aprender com o Sinhor Professor numa visita que fizemos com os nossos alunos, pela zona histórica do Porto. Um Excelente contador de (H)istória(s)!... (aquela das freiras...matou-me até hoje)

E pronto, deves estar a pensar que aconchegos destes (em certas horas e ocasiões) fazem imensamente bem à alma! Isso... e as vitórias do FQP, é claro!

nao disse...

Um professor como este nunca encontramos na nossa escola c+s de Baião, alem de professor é um grande amigo basta ser do signo peixes. um beijão desta sua ex. aluna Helena Pinto

nao disse...

Nunca tivemos um professor como o Prof. Jorge na nossa escola, além de professor é amigo basta ser do signo peixes bem haja.
Ex. aluna Helena Pinto

nao disse...

Nunca tivemos um professror como o Prof. Jorge na nossa escola, era professor e grande amigo, compreensivo, sereno basta ser do signo peixes. Um BEIJÃO da sua ex. aluna Helena Pinto