terça-feira, setembro 29, 2009

Para reflectir muito a sério...


"24 suicídios na France Telecom em 18 meses"
Ontem suicidou-se mais um funcionário da France Telecom. Nos últimos 18 meses, houve 24 suicídios de funcionários da empresa em França.
"Um funcionário da France Telecom atirou-se ontem de um viaduto, depois de escrever uma carta denunciando o clima profissional vivido no seio da gigante das telecomunicações francesa France Telecom.
Segundo o sindicato SUD-Solidaires, o funcionário que se suicidou tinha sido transferido recentemente e “não se sentia bem” no seu novo serviço, “do qual se libertou”.
"É aterrorizante. Ele trabalhava numa secção conhecida há muito tempo por ser insuportável, havia uma verdadeira indiferença, nenhum calor humano, não se falava senão de números, os empregados eram carne para canhão", in DN

O que esta ideologia neo-liberal tem feito aqui em Portugal e por todo o lado é isto mesmo, ver as pessoas apenas como números e produtividade. Quem não aguenta é trucidado ou vende a alma ao diabo pactuando com todo o clima adverso no local de trabalho para defender o seu posto, não hesitando em vender a própria mãe.
Para as empresas e os Estados, isso é bom pois lança a competição desenfreada de todos contra todos, dividindo para reinar, explorando cada vez mais, provocando crises como a que vivemos devido à ganância ou pagar menos umas reformas a quem não aguenta e sai mais cedo, penalizado, ou coloca termo à vida por ser insuportável.
Se nada se fizer em relação a isto, vamos continuar a assistir a estes lamentáveis casos e dentro de alguns anos a uma revolta social de consequências imprevisíveis.

Sem comentários: