quinta-feira, março 04, 2010

Greenwich, Harrison e o Cutty Sark.







Foi a segunda vez que fui a Greenwich, a segunda vez que apanhei uma molha das antigas, mas nem isso me tirou o gosto de lá ir e visitar de novo o Observatório onde se encontra o meridiano primo e os relógios magníficos de Harrison que numa vida dedicada a resolver o problema da longitude construiu quatro belas máquinas, a primeira das quais, o H1, veio em viagem até Lisboa e se revelava já muito fiável, até ao "salto tecnológico" do H4 que resolveu a questão.
É sempre um fascínio ver estes relógios e imaginar a arte, paciência e preserverança deste Homem notável.
Ir a Greenwich é ir também a uma localidade aprazível, tranquila e bonita, mesmo com chuva, com excelentes relvados e vistas interessantes para o Tamisa, um simpático mercado, bons pubs e bom ambiente.
O que me deixou triste mesmo foi a impossibilidade de ver o Cutty Sark,veleiro fantástico que continua enfaixado e escondido, após a sua recuperação ter dado para o torto, muito danificado por um incêndio em 2007.
Para compensar vou bebendo um Whisky de marca "Cutty Sark", 12 anos, oferecido pelo meu grande amigo Manel Luís, que sempre compensa essa mágoa e não deixa de ser um produto britânico.
É assim quando se tem bons amigos.

3 comentários:

eduricardo disse...

Isso é que é passear.
Abraço

Jorge Aragão disse...

Meu caro ...
Esta viagem diz respeito a uma ... Visita de Estudo...
Abraço também.

eduricardo disse...

Compreendo.
O amor ao estudo obriga-nos a visitas nuito penosas!
Abraço