terça-feira, janeiro 27, 2009

O 31 de Janeiro de 1891







Aproxima-se mais uma comemoração do 31 de Janeiro de 1891, a primeira tentativa de implantação da República e que ocorreu na Cidade do Porto.
Nesse dia, a República foi proclamada pelos revoltosos através das vozes do Dr. Alves da Viega e do Actor Verdial na varanda da antiga Câmara Municipal que ficava situada onde hoje é a Praça da Liberdade.
Para marcar o momento foi também hasteada uma bandeira vermelha com letras verdes, pertencente ao Centro Democrático Federal de 15 de Novembro.
Ora esse Centro Democrático foi fundado numa casa que ainda hoje existe, no Largo dos Poveiros e num estado de degradação espantoso. Curioso é que, apesar de tudo ainda ostenta uma placa que diz o seguinte :
" Casa onde foi fundado o Centro Democrático Federal 15 de Novembro cuja bandeira foi hasteada no edifício da Câmara Municipal do Porto na Revolução do 31 de Janeiro de 1891 ".
Dado o estado ruinoso do referido prédio, hoje à venda, temo bem que a demolição seja o seu destino. Ao menos, lembrem-se de deixar lá a placa que marca um acontecimento de grande importância na História do Porto.
Deixo a imagem da bandeira, do prédio e da tabuleta, fotos não muito bem conseguidas mas com o telemóvel foi difícil fazer melhor.
Ao 31 de Janeiro voltarei brevemente.

Sem comentários: