Na região da freguesia dos Chãos, Ferreira do Zêzere existem muitos olivais que dão azeitona responsável por um azeite biológico produzido ainda - parte dele - num ou outro lagar tradicional que ainda vai resistindo, saboroso e de excelente qualidade, "purinho da silva".
O pior é que quem trata disso são pessoas já dos 50 anos para ( muito ) acima e que se defrontam com questões complicadas sobretudo na hora da apanha, contando consigo próprios se as forças ainda o permitirem, com vizinhos ou amigos quando estes podem ou pagando a quem faça o serviço e no fim, dada a carestia da mão-de-obra, não ganharem para a despesa.
E vai sendo assim por todo o Portugal...
Muitas vezes a azeitona fica na árvore a estragar-se e assim se perde um produto de qualidade genuína.
É um autêntico desperdício e um crime por esse país fora, desaproveitando os nossos recursos e deixando a terra ao abandono, sendo nós obrigados a consumir produtos de duvidosa qualidade vindos de fora, cheios de pesticidas e outras coisas mais.
E continuamos a ver os vários governos a nada fazerem para defender os nossos produtos, marionetes dos senhores da União Europeia.
Para já e até ser possível, sinto-me um privilegiado por poder ter à mesa, durante todo o ano, este azeitinho tradicional....
2 comentários:
Não faltava pessoal a quem vender esse azeite puro, e desse modo ajudar dentro do possível, a salvar esse património e as gentes que nele labutam.
PS: não te esqueças do Palácio de Cristal. Assina e repassa a Petição p.f.
Enviar um comentário