quinta-feira, agosto 27, 2009

A Villa Sebastien em Hammamet








Não fora ter preparado a viagem a Hammamet, não teria decerto visitado uma maravilha arquitectónica que geralmente é pouco referenciada aos visitantes mas é uma deslocação imperdível.
Assim pude visitar a Villa Sebastien, uma casa construída nos anos 20 a mando do milionário romeno Georges Sebastien que se apaixonou pelo local e convidava frequentemente algumas personagens famosas como Paul Klee, Giacometti, Frank Lloyd Wright ou Churchill para com ele aí passarem umas temporadas.
É um edifício de arquitectura tradicional tunisina com mistura de Art Deco rodeada de um imenso jardim e com vista para o Mediterrâneo.
É um fascínio andar pelo edifício de rara beleza, com interessantes armários e outras surpresas decorativas, percorrer as suas divisões, imaginar o seu antigo explendor e no final, sentar à beira da piscina exterior e tomar um cházinho de menta com pinhões.
Garanto que não dá vontade de sair dali e imaginámo-nos a ganhar o euromilhões e a poder construir um recanto com aquele requinte também para nós.
Foi claramente das coisas que mais me agradaram durante a semanita que por lá passei.
Hoje a Villa Sebastien e o enorme jardim circundante pertencem ao Estado e foram transformados no Centro de Cultura Internacional de Hammamet.



1 comentário:

meirelesportuense disse...

A pintura de Paul Klee "nasceu" na Tunísia, são famosas as suas aguarelas tunisinas que deram origem à mudança no estilo e à progressiva geometrização/depuração dos trabalhos de Klee...