sexta-feira, fevereiro 29, 2008

VAMOS À LUTA



Aqui ficam notícias do interior do País a demonstrar que o Movimento de Professores Descontentes está a alastrar e que sócrates não pode mais dizer que são os sindicatos e os " do costume " a fazer estas coisas.
A verdade é que a Classe acordou tarde, mas acordou.
"
Duas a três mil pessoas na rua em Viseu ou na Guarda chegam para se falar dos protestos dos professores como das maiores manifestações de sempre naquelas capitais de distrito. A surpresa é tanto maior quanto se sabe que são cidades onde ‘o povo é sereno’. O forte alerta constitui, porém, apenas a face visível do enorme mal-estar existente nas escolas.

O problema é que a instabilidade está generalizada. A pressão exercida pelo Ministério da Educação, exigindo tudo, de forma arbitrária e em troca de nada, levantou a tampa até aos mais pacíficos. Hoje, nas escolas, as conversas são todas centradas em críticas à ministra Lurdes Rodrigues, quando o desejável e normal era ouvir os professores a trocarem impressões sobre questões das aulas.

O protesto dos professores é o que está a dar. A Oposição aposta na bola de neve. Menezes reuniu com a Fenprof e Portas falou com a Associação Nacional de Professores que inicialmente se distanciou dos protestos, mas atrás dos seus associados já passou a apoiá-los. O executivo em fase de Obama deve reflectir. O segredo do êxito do candidato negro à nomeação pelo Partido Democrático para as presidenciais nos EUA não é só o “Sim, nós podemos”. Quem segue a nova vaga americana também já sabe que o principal factor de esperança em Obama é que ele se mostra capaz de ponderar o que dizem os outros. Os eleitores republicanos gostam dele porque Obama lhes dá a certeza de que também vão contar. Não há em Portugal quem seja capaz de ponderar os protestos dos professores.

João Vaz, Redactor Principal "

No dia 8, TODOS à manif es Lisboa.

1 comentário:

Unknown disse...

Temos que nos unir cada vez mais em torno de uma causa que não é apenas dos professores deste país, é uma causa nacional.
Abraço..
José Carreira (www.cegueiralusa.com)