terça-feira, março 04, 2008

Cumplicidades: A Ministra, Valentim e o Sr. Albino



Neste último Sábado mais uma série de professores na rua manifestando o seu descontentamento.
Não se prejudicou o normal funcionamento das aulas, as Escolas continuaram a trabalhar normalmente apesar do clima de crispação que se vive no momento.
Em Gondomar assistiu-se a uma encenação caricata de apoio à ministra nas jornadas da CONFAP tentando-se branquear a contestação ao Ministério da Educação.
Aqui Valentim Loureiro esteve em destaque, falando do que não sabe dizendo que não percebe que os professores não queiram ser avaliados – grande inverdade, inaceitável em alguém com responsabilidades – e em situações de reformas de professores não especificadas esquecendo os escândalos que se verificam, aí sim, com a classe política. Populismo puro e duro.
Desta forma passou a mão pelo pêlo ao PS – proscrito que foi pelo seu partido – teceu loas à coragem da governante e até lhe deu um presentinho mostrando que de Gondomar ninguém sai sem uma recordação em alusão ao caso apito dourado. Triste figura.
O Sr. Albino da CONFAP, subserviente, completamente ao lado da ministra e a dizer alarvidades, pedindo aos professores para colocarem os alunos antes dos seus interesses. Então que andamos nós a fazer manifestando-nos sem interromper aulas ou exigindo um sistema de avaliação que não seja posto em prática de qualquer maneira e que entupa as escolas e professores nesta altura crucial do “ campeonato “, aí sim com prejuízo dos aprendentes… Pense, Sr. Albino, pense…e sensibilize muitos dos Pais deste País a comparecerem nas Escolas e a educarem os seus filhos verdadeiramente, como deve ser e não transferirem para as Escolas essa responsabilidade.
A ministra, igual a si própria, orgulhosa dos elogios interesseiros, sem se dignar comentar as manifestações contra si, afirmando que os resultados estão a melhorar e demonstrando-o com números.
Mas neste caso, não será isso mérito de quem ensina e se empenha??? Então se há melhorias acentuadas com a presente situação porquê querer mudar tudo, incluindo o modelo de gestão, de forma tão apressada e inconsequente???
Enfim, mais um triste espectáculo armado para branquear a contestação dos Docentes com a conivência inusitada de um autarca e das Associações de Pais plenas de demagogia.
A colocar a cereja no cimo do bolo, esta notícia publicada no " Público ":

"Para que conste e porque muita gente não sabe, a CONFAP recebeu do Gabinete da Ministra da Educação duas tranches de 38.717,50 euros cada uma, no segundo semestre de 2006, conforme publicação no Diário da República N. 109 de 6/6/2007 (pág. 15720). Recebeu ainda mais 39.298,25 euros no primeiro semestre de 2007, conforme publicação no DR N. 201, de 18/10/2007 (Pág. 30115). Trata-se da única organização que recebe verbas directamente do Gabinete da Ministra.O que se pode esperar do sr. Albino Almeida? Mais de 150.000 euros por ano é muito dinheiro.
Fonte: PÚBLICO on-line "

Mais palavras para quê??? Claro que o Sr. Albino defende bem a sua dama...

Sem comentários: