quinta-feira, março 20, 2008

John Harrison e a Longitude









Um dia ao ler um livro da Temas e Debates intitulado " Longitude " de Dava Sobel, fiquei fascinado pela história de John Harrison, um relojoeiro Inglês que no Sec. XVIII resolveu o problema da determinação da Longitude que prejudicava e de que maneira as grandes navegações oceanicas e que custou imensos desastres e mortes dos navegadores que se perdiam no alto mar.
Problema tão complicado que o Parlamento Inglês ofereceu um prémio de 20 000 libras esterlinas a quem resolvesse essa questão.Foi o " Longitude Act "
Harrison aceitou o desafio e gastou quarenta anos (!) da sua vida a inventar uma solução mecânica que permitisse manter a hora exacta no mar e que levou à construção do cronómetro.
Nessa saga que acabou por vencer, Harrison construiu quatro máquinas fantásticas ( do H1 ao H4 )que demoraram a convencer o "Conselho da Longitude" até ganhar o prémio com o H4, o relógio da segunda imagem.
Eu, que sou um apreciador de relógios, ao ler este livro descobri que os Harrison estão expostos no Royal Observatory em Greenwich e ... a funcionar, menos o H4.
Mal pude lá me desloquei e ali fiquei extasiado a ver aquelas máquinas maravilhosas fruto da paciência e engenho de um Homem que lhes dedicou uma vida, com carinho especial em relação ao H1 que fez a sua viagem experimental a Portugal - terceira imagem.
É uma visita que recomendo e que dá para fazer três em um ... Ir a Londres, cidade fantástica, passar por Greenwich, local encantador, calmo e com muito verde e ir ao Observatório acertar os relógios, posar para a foto no meridiano e ver as obras primas citadas.
Termino recomendando a leitura do livro citado e a visita a estes locais imperdíveis.

3 comentários:

Zé Luís disse...

Amigo Jorge Aragão.
Hoje picou-me a curiosidade e, com tempo, vim visitá-lo.
Este texto chamou a minha atenção, porque ainda no Verão de 2006 estive em Londres e em Greenwich vi isto que nos conta do Longitude Act. Guardo também o livro.
Sabe bem fugir um pouco das coisas da bola, mesmo que sejam o nosso FC Porto.
Abraço

Zé Luís

Unknown disse...

Oi amigo. Meu pai está louco por este assunto. Certo dia, encontrou uma resenha em uma revista sobre um livro que tratava desta magnífica invenção. Não sei se trata de uma tradução de uma obra estrangeira. Se souberes, podes me enviar o título deste livro? Obrigado.

Unknown disse...

Oi. Você sabe de algum livro lançado ultimamente sobre este assunto? Meu pai leu uma resenha em uma revista e ficou muito interessado em obter-lo. Mas não lembra o título nem o autor. Se souber de algo, pode me dizer?
Obrigado.