quinta-feira, julho 10, 2008

História Ao Vivo: Um " Auto-de Fé "











A História ao Vivo é uma técnica que pretende criar o ambiente de outro tempo em que os alunos e demais participantes são levados a fazer parte integrante dessa mesma época de forma a compreendê-la melhor relacionando o que aprenderam nas aulas com o que foi " realmente " vivido.
No final deste ano lectivo o Departamento de Ciências Humanas e Socias da minha Escola e de que faço parte resolveu levar a cabo a recriação de um " Auto-de-Fé" no Sec. XVII.
Feita a pesquisa, as roupas, a distribuição das personagens, coreografias e afins lá movimentamos cerca de 300 figurantes do 1º ao 3º Ciclo.
Assim se realizou através de S. Pedro da Cova a procissão com os condenados que, no largo da Feira, foram sujeitos às penas decretadas pelo Inquisidor variando das chicotadas, à prisão e por fim à queima de dois Hereges.
Naturalmente que esta realização pretendeu chamar à atenção para a intolerância religiosa e não só, promovendo a defesa da liberdade e o respeito pelos Direitos do Homem que continuam a ser tão desrespeitados e postos em causa nos das de hoje.
Foi uma excelente experiência que não só motivou os alunos e os Pais, muitos deles envolvendo-se na elaboração de roupas da época bem como da população em geral que saiu à rua para ver passar tão " estranha " procissão e também se reuniu no local das " execuções " permitindo assim que a Esola se abrisse desta forma ao Meio envolvente.
Ficam acima publicadas algumas fotos do evento.

Sem comentários: