quinta-feira, julho 10, 2008

Os novos Torquemadas




No tempo da Inquisição não era necessário,na sanha das perseguições aos Hereges, que o denunciante apresentasse qualquer prova em relação às denuncias que fazia. Cabia sim ao denunciado provar que não era culpado de heresia indo frequentemente parar à sala das torturas.
Por inveja e vingança, muitos morreram queimados sem apelo nem agravo, julgados sumáriamente.
Nem de propósito,ao fazer o post anterior, lembrei-me da analogia entre esses tempos e os dias de hoje, com o que se tem passado com os actuais Torquemadas ( de Tomás de Torquemada, frade espanhol e rosto da mais sanguinária persiguição inquisitorial )na sua tentativa de, por inveja e vingança de não conseguirem resultados desportivos, pretenderem queimar o FC Porto e o seu Presidente num Auto-de-Fé para definitivamente tirarem do caminho quem, na base da competência, lhes ganha mas no campo porque é melhor.
E é vê-los, diligentes, atropelando tudo e todos desde o pavão ricardo costa ao bando dos cinco do CJ, à carolina, ao presidente do Clube dos abutres lfv, a jornalistas, comentadores, cineastas, mjm, etc, a afiarem o dente para nos aniquilar nem processo sem provas e baseado em denuncias falsas.
E aqui vem-me à memória um texto sobre o Porto de Miguel Torga publicado no livro "Daqui houve Nome Portugal, Antologia de verso e prosa sobre o Porto " em que a dado passo diz:
" Se foi aqui ( no Porto ) que estavam cercadas as liberdades e se rompeu o Cerco, ( ... )se enquanto se queimava o semelhante a torto e a direito em Lisboa e no Porto apenas houve um auto-de fé - 11 de Fevereiro de 1543 - (... ) se foi do seu coração que se ergueu pela primeira vez em Portugal a voz contra a pena de morte ... haja confiança. "
E é o que devemos ter ... Confiança, união e espírito de luta de forma a mais uma vez rompermos o Cerco e derrotarmos os novos Inquisidores sedentos do nosso sangue para depois poderem de novo reinar sós e sem sombras, embrenhados no nacional centralismo e no domínio absoluto da capital do império.
Não vamos deixar. Haja confiança.

1 comentário:

Anónimo disse...

Jorge Aragão, publica alguma coisa sobre o FC Porto!