quinta-feira, novembro 19, 2009

Ao Mineiro ou uma pequena homenagem ao Sr. David Rodrigues



Trabalho em S. Pedro da Cova vai para vinte e poucos anos. Já me considero um pouco da terra e gosto de lá estar.
Falar de S. Pedro da Cova é falar sobretudo das minas e da vida dura da gente que lá trabalhou.
Hoje, ao remexer em alguns papéis, encontrei uma fotocópia com o poema "Ao Mineiro", que me foi dado pelo seu autor, o Sr. David Rodrigues, também ele mineiro, e que foi dado a conhecer no dia em que se inaugurou o Museu na antiga Casa da Malta, repositório do passado das Minas.
Foi este Senhor que me ensinou muita coisa dessa história em visitas que lá fiz, que me falava das faltas de condições de trabalho, das lutas, das prisões, das cargas policiais, dos embustes médicos que falseavam as causas das doenças, enfim, da miséria e da opressão, numa autêntica lição de vida dada por um lutador que nunca esqueci.
Infelizmente já não está entre nós mas está sempre presente na memória dos que o conheceram e através do eloquente poema que publico acima, exposto numa parede do Museu.
Para lerem o seu escrito, cliquem na imagem.
Fica aqui a minha pequena homenagem ao Sr David, com um beijinho à Diana.

1 comentário:

Anónimo disse...

Queria agradecer a homenagem ao meu tio avô David que não só me ensinou sobre a história das minas, mas também a ler e a somar...
Bem haja e parabéns pelo blog