quarta-feira, novembro 04, 2009

Da Casa Margaridense à Casa de Ló









A antiga Casa Margaridense já era como se fosse da família pois o seu Pão-de-Ló, a geleia de marmelada e os deliciosos ladrilhos, também de marmelada, acompanharam-me desde sempre na medida em que o meu Avô e o meu Pai - indefectíveis destas iguarias - volta e meia mimavam-nos com estas belas surpresas. Era uma festa, sobretudo para um guloso como eu.
Entretanto, lamentávelmente, a Casa Margaridense fechou - mais uma machadada nas tradições do Porto - e o edifício por lá ficou à espera de melhores dias.
Passando pelo local há uma semana verifiquei com surpresa que o espaço estava de novo aberto e recuperado, tendo-se transformado em casa de chá, bar com música à noite e um espaço comercial de produtos tradicionais.
Entrei, tomei um chá, comi uma fatia de pão-de-ló, revivi tempos antigos e recordações de infância e acabei por ficar contente que ao menos alguém tenha revitalizado um local tão querido dos Portuenses.
Vale uma visita.
As duas fotos de baixo são da antiga casa, as duas de cima, da actual, sendo que a fachada, alguns móveis e o cofre onde se guardavam as receitas tradicionais permanecem ainda.
Se quiserem ler algo sobre a Casa Margaridense podem fazê-lo aqui e sobre o novo espaço aqui.


Sem comentários: