segunda-feira, outubro 05, 2009

Fornos de Cal






Na Freguesia dos Chãos, Ferreira do Zêzere, existem ainda vestígios de quatro ou cinco fornos de cal, outrora uma actividade importante que produzia uma cal de excelente qualidade. Terão deixado de funcionar aí pelos anos 50 do século passado.
Hoje são um monte de ruínas escondidas no mato alto e só com as informações dos mais velhos se chega lá por caminhos agora intransitáveis onde, fiquei a saber,se deu "muita foda". Eis a vantagem da companhia do meu sogro e de um amigo, ambos octogenários. Fala quem sabe...
Esta actividade era dura, empregava imensa gente desde roçadores do mato - hoje eram bem precisos - empilhadores, raparigas que transportavam a lenha à cabeça, partidores de pedra ou forneiros.
Em relação aos forneiros contam-se histórias engraçadas pois trabalhando por turnos noite e dia até à pedra estar transformada em cal e sob altas temperaturas, sempre a fornecer combustível ao forno, eram bem alimentados e não bebiam água pois "podiam-se constipar", preferindo matar a sede com vinho, ingerindo grandes quantidades!!!
É uma pena que os fornos estejam ao abandono e degradados, penso que seria importante a Junta ou a Câmara tentarem revitalizar o espaço, reabrir os caminhos, sinalizar e colocar placas explicativas de uma actividade extinta, mas que faz parte do Património da região.
Fica a sugestão em tempos de eleições autárquicas.

Sem comentários: