sábado, janeiro 30, 2010

A bandeira do 31 de Janeiro de 1891







Comemora-se amanhã mais um aniversário do 31 de Janeiro, data em que pela primeira vez se tentou implantar a República em Portugal, ao mesmo tempo que se lançam as comemorações do centenário da implantação do regime Republicano.
Tal golpe teve lugar na Cidade do Porto, tendo falhado por mal preparado.A República teve pois de esperar pelo 5 de Outubro de 1910.
Ora quando os revoltosos de 1891 ocupoaram a Câmara Municipam do Porto verificaram que não tinham uma bandeira.
Por este facto, Alves da Veiga, o Homem que proclamou a República no Porto e era Presidente do Centro Democrático Federal 15 de Novembro - data alusiva à implantação da República no Brasil em 1889 - mandou trazer a bandeira deste Clube Republicano que serviu para o efeito.
O edifício onde este Centro funcionou ainda existe na Praça dos Poveiros, muito degradado mas que ostenta ainda uma lápide onde o acontecimento se evoca dizendo:

"«Casa onde foi fundado o Centro Democrático Federal 15 de Novembro cuja bandeira foi hasteada no edifício da Câmara Municipal do Porto na Revolução do 31 de Janeiro de 1891».

Como curiosidade registe-se a palavra "Federal" relativa a uma corrente republicana de carácter descentralizador e regionalista. ( Sobre este assunto ver um artigo muito interessanrte de Pedro Baptista aqui).

Quanto à degradação do prédio e de toda a área envolvente não é nada de espantar, tal a incúria a que a Cidade está votada pelo poder central e ... local com o inenarrável rui rio.
Espero ao menos que num dia em que haja uma intervenção na área a placa seja conservada e mantida no mesmo local.

Sem comentários: