domingo, janeiro 31, 2010

O 31 de Janeiro de 1891



A população do Porto vitoriando a República na antiga Câmara Municipal



Os revoltosos presos no vapor "Moçambique"


Comemora-se mais um aniversário da Revolta do 31 de Janeiro de 1891 em que pela primeira vez se tentou implantar a República em Portugal. Este acontecimento deu-se na Cidade do Porto e coincide este ano com o início das comemoraçoes do centenário da implantação da República em 5 de Outubro de 1010.
No seguimento da humilhação sentida um ano antes com o Ultimato Inglês, um grupo de militares conspirou contra a Monarquia em várias reuniões sobretudo de sargentos e cabos, apoiados por alguns civis.
Mal preparados e com fugas de informação à mistura, os revoltosos concentraram-se no Campo de Sto Ovídeo, hoje Praça da República, desceram a Rua do Almada, tomaram a antiga Câmara Municipal que estava situada na Praça de D. Pedro, actual Praça da Liberdade, e proclamaram a República pela voz do Dr. Alves da Veiga. Com a população a vitoriar, uma bandeira foi também hasteada e o actor Verdial nomeou os elementos do Governo Provisório.
Depois, ao som de “ A Portuguesa “, o nosso actual Hino Nacional, subiram a Rua de Sto António, hoje Rua 31 de Janeiro, a fim de tomarem o Telégrafo que se situava na Praça da Batalha para dar a conhecer ao País o fim da Monarquia.
No cimo da rua estava no entanto a Guarda Municipal, apoiante do regime, que surpreendeu todos com fogo de artilharia e obrigou os Republicanos a recuar até à Câmara a qual foi bombardeada com duas peças de artilharia até à rendição.
Passeando hoje pela Cidade e se estivermos atentos à sua toponímia, esta revolta está bem lembrada com o nome de alguns dos seus participantes nas suas ruas, como João Chagas, Alves da Veiga, Rodrigues de Freitas, Alferes Malheiro, Sampaio Bruno, Aníbal Cunha, Sargento Abílio, Actor Verdial ( curiosamente bisavô de Sérgio Godinho) e muitos outros.
Alguns destes Homens que tentaram com coragem implantar um novo regime foram depois julgados e deportados para África.Rapinei a sua foto do Blog Blasfémas.

1 comentário:

Graça Teixeira disse...

Eu sou BENFIQUISTA (-: mas isso não impede de ficar super satisfeita em saber que gostas e conheces a nossa HISTORIA!
Clubes à parte, o que importa é que a Cidade do Porto foi e será sempre a Maior deste Pequeno PAÍS à beira mar plantado.
Mas atenção que estamos só e simplesmente a falar da Cidade...lol, nada se confusões (-:
Beijinhos e contínua a escrever sobre a nossa cidade! Parabéns
Graça Teixeira.