domingo, janeiro 10, 2010

O acordo possível?



O acordo entre o Ministério da Educação e o Sindicatos terá sido a meu ver o acordo possível mas não satisfatório para os professores.
Com uma nova ministra de face mais tolerante, simpática e dialogante que a anterior paquiderme MLR, a cosmética socratina, tal como antes na Saúde, teve um efeito positivo para o des-governo.
Sendo um acordo, claro que houve ganhos e perdas dos dois lados mas no essencial, com algumas conquistas positivas como o acabar com a divisão da carreira, mantém-se o sistema de quotas e o formato da avaliação dos professores - quase igual ao anterior da sinistra mlr - que vai continuar burocrático e a criar uma guerrilha entre os pares nas escolas, o que é muito mau.
O que me entristece é que foi perdido um capital de luta com mega manifestações nunca vistas dos professores, que os sindicatos não souberam ou não quiseram aproveitar, pelo que a luta dos docentes ficou muito aquém do que se esperava.
Bom mesmo foi a perda da maioria absoluta do socretino em boa medida devido ao descontentamento docente e a saída da sinistra ministra que no entanto já conseguiu novo tachinho num organismo qualquer.
Vamos a ver então no que isto vai dar...

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Meu caro amigo, estás de faca na liga...mas nessa guerra tu lá sabes!

Um abraço