terça-feira, maio 24, 2011

Estádio Nacional = Vergonha Nacional


Grande confusão antes da entrada, por um gradeamento muito estreito e improvisado, sem qualquer corredor orientador. À baldex...

No acesso às bancadas, tudo ao monte e fé em Deus em ajuntamentos que já não se usam!!!

Foi assim que, durante a primeira parte (não) vi o lado direito do campo, tendo que me levantar e incomodar outros, tudo porque as escadas foram ocupadas por espectadores,prejudicando a visão.


Estou à vontade para falar pois tenho excelentes recordações do Estádio Nacional nos idos anos 70, onde tantas vezes competi em Atletismo e ganhei provas e títulos para o FC Porto. Ao lá ter regressado, não pude deixar de recordar esses tempos, é inevitável.


Mas fui lá agora ver futebol e aquilo não tem condições de conforto e muito menos de segurança, as entradas são péssimas, existem torniquetes mas não funcionaram, os WC são inenarráveis, colocados lá no cimo, de difícil acesso e sem higiene, sobretudo para o público feminino. A sinalização é péssima, ninguém está lá para informar e dirigir, fiquei num lugar que não era o meu, muitos ficaram nas escadas, a visibilidade, uma desgraça e sobretudo ... sem condições nenhumas de segurança. Fosse um Porto-benfica, por exemplo e um Heysel à portuguesa podia acontecer. Nem a polícia se safa se aquilo descambar...


Mas o que espanta mesmo é que todos tem consciência disto, Governo e Federação já dizem que não há condições, mas insistem, num tique centralista e bacoco, acolitado até pela generalidade dos clubes que acham aquilo mítico, quando temos Estádios modernos, seguros, confortáveis e até alguns às moscas. E nem a selecção joga lá!!! ... Eu acho que estão à espera de uma tragédia para fecharem de vez a porta, mas aí será tarde.


Ouvi muita gente no fim a dizer que com adversários mais problemáticos não voltariam e eu acrescento que, das duas uma, ou mudam definitivamente o local da final da Taça de Portugal ou então fazem obras profundas e dotam o Estádio - que até é bonito - das condições necessárias e quando a selecção jogar em Lisboa deve ser aí que o deve fazer.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Deixa lá amigo, trouxemos a Taça, valeu pelo convívio...

Um abraço

Jorge Aragão disse...

Vila, isso é verdade e o que interessa foi mesmo o caneco, mas se nada se fizer vai haver desgraça.
Oxalá me engane.
Abraço.