domingo, maio 03, 2009

Fim de semana no campo






Neste fim de semana prolongado fui até à Aldeia dos Cumes, Concelho de Ferreira do Zêzere.
É uma aldeia como tantas outras por este Portugal fora, desertificada e envelhecida, agora procurada por holandeses e ingleses que tem comprado belas propriedades com casas antigas de pedra e as tem restaurado, gozando os prazeres e a tranquilidade do campo português.
Sempre que lá vou, espanto-me como gente já bem avançada na idade tem orgulho na horta que ainda planta e trata, gente que não se rende às dores de coluna e vai mantendo a forma com muito e aturado trabalho, mas cheia de carinho pelo que faz.
Espanto-me com a sua sabedoria antiga, como se discute como fazer muros de pedra - são os mais velhos que nas recuperações dão importantes conselhos - e sabe-me sempre bem ir na companhia do meu sogro a casa de um ou outro vizinho, ouvi-los a falar e não sair de lá sem beber um copito como manda a tradição...
Neste fim de semana registei três coisas interessantes:
Um beiral cheio de ninhos de andorinhas - já não via disso faz imenso tempo - uma curiosa chaminé decorada com ... uma garrafa !!! que segundo consta está ali há anos e tem aguentado sem partir, frio, calor, vento, e finalmente deliciei-me com os campos cheios de papoilas - cenário que adoro contemplar - que me fazem sempre lembrar Monet e o seu quadro " Les Coquelicots à Argenteuil".
Delícias de aldeia, delícias de um Mundo que vamos perdendo mas que, se calhar, não tardaremos a redescobrir pois com a crise que anda aí, o regresso ao autoconsumo será uma realidade.

Sem comentários: