quinta-feira, dezembro 31, 2009
Um bom 2010
Nesta altura é costume fazer um rol de desejos para o ano que se inicia sempre na ideia de que as coisas melhorem.
Eu sonho que o Sócrates leve finalmente um pontapé no traseiro, que o Van Zeller e outros que tal seja raptado e levado para um local onde tenha que viver no limiar da pobreza para ele aprender,que acabe o centralismo da capital do império,que o Porto Cidade acorde outra vez da letargia em que vive e se afirme de novo,que o Penta seja uma realidade, que haja finalmente uma tomada de consciência das populações sobre a injustiça e as desigualdades gritantes que marcam a sociedade actual, se revoltem e partam finalmente para a construção de um mundo melhor e mais solidário ...
Sonho com muitas coisas mais ...
E por isso deixo aqui um poema feito pela minha querida amiga Irmã Maria de Lurdes Maia que mo enviou no Natal, a Irmã Maia que muito me ensinou, me ajudou a abrir horizontes e é um farol para mim, precisamente na sua maneira de ver o Mundo,na sua persistência e tenacidade, nunca se dando por vencida na luta para o transformar num espaço mais justo, solidário e fraterno.
SONHOS
É PRECISO DIZER OS NOSSOS SONHOS
MESMO QUE SEJAM LOUCOS
ELES SÃO SEMENTE QUE GERMINA
NO CHÃO DA NOSSA VIDA
A PALAVRA QUE DIZ OS NOSSOS SONHOS
É, COMO ELES, FOGO E CLARIDADE
DESVENDA A BELEZA QUE SE ESCONDE
NO ÍNTIMO DAS COISAS
ACORDA A MELODIA ADORMECIDA
NO CORAÇÃO DO MUNDO
ONDE DESPONTA O AMANHÃ DA ESPERANÇA
NO AMOR E NA JUSTIÇA
- A MÚSICA DOS SONHOS
mlm
Todos temos sonhos e espero bem que em 2010 pelo menos alguns se possam tornar realidade.
Um feliz Ano Novo a quem por aqui passar.
O despudor...
"Francisco Van Zeller não imagina o que é viver com 450€
Francisco Van Zeller não consegue imaginar o que é viver com 450 euros por mês (valor do salário mínimo em 2009), mas diz que enquanto não existirem condições de produtividade será impossível aumentar o salário mínimo." in Dinheiro Digital
Costuma-se dizer que pimenta no cú dos outros é refresco...
Esta lamentável afirmação de quem tem o rei na barriga, que ganha principescamente,que se mexe e influencia nas áreas governativas, só nos mostra por quem estamos a ser dirigidos, quais as políticas que estão a ser seguidas pelo governo socratino e por quem é ele apoiado.
Espero de uma vez por todas que esta tirada sirva para fazer soar as campainhas dos explorados e que venham definitivamente para a luta contra esta cáfila.
Já chega.
terça-feira, dezembro 29, 2009
Américo, o ídolo da juventude...
Nos idos anos 60 Américo era o guarda redes do FC Porto e o meu jogador favorito, o verdadeiro ídolo.
Quando ele abriu em Sto Ildefonso a sua casa de artigos desportivos, a "Casa Magriço" e dado morava ali perto, passava a vida a ir lá perguntar preços só para ver se aparecia o Américo.
E assim um dia lá consegui o seu autógrafo e o prazer de poder trocar umas palavras com alguém que apreciava e via jogar aos domingos na Antas.
O dito autógrafo perdi-o quando fui no conto do vigário e emprestei o bloco onde o tinha a troco de uma promessa de obtenção de mais assinaturas do plantel da época...
Foi um guarda redes excepcional, talvez o melhor que vi jogar,injustiçado na sua carreira sobretudo a nível da selecção nacional que representou por 15 vezes, por ser do FC Porto e não pertencer às elites do centralismo lisboeta salazarento, o que lhe valeu não ter jogado no Mundial de 66. Tarde vieram as lágrimas de crocodilo do treinador que se penitenciou do facto de não o ter posto a jogar.
Américo é sem dúvida uma das grandes lendas do FC Porto.
Vem isto a propósito de um jantar de Natal organizado pelo Blog de referência portista que comento diáriamente "Bibo-Porto_Carago" que juntou os colaboradores e participantes numa festa muito bonita onde se respirou amizade e portismo, com a surpresa Américo, que esteve presente para alegria dos participantes, especialmente os mais velhos, como eu e mais alguns ...
Passados 40 anos não só obtive novo autógrafo - que não conto perder - como pude relembrar aqueles tempos difíceis onde era complicado o FC Porto ganhar e pude estar frente a frente com o ídolo que nunca esqueci.
Resta-me agradecer ao BlueBoy, o Presidente do "Bibo-Porto-Carago" todo o seu empenho e alma portista que nos permite momentos destes.
segunda-feira, dezembro 28, 2009
Formar as marionetes do futuro...
Ao passar - como sempre - pelo "ProfBlog" do colega Ramiro Marques, deparei-me com um título preocupante quanto à existência de um "plano para imbecilizar as novas gerações" traduzido na reforma curricular que se prepara para o 3º Ciclo, pelos vistos já para o próximo ano.
No que me diz mais respeito, preocupo-me com a junção que estará prevista de História e Geografia onde se corre o risco de não se dar coisa nenhuma que faça sentido e crie nos alunos uma enorme confusão além de, em relação à História, se perder em boa parte muitas das suas potencialidades.
Perante este perigo, recorro às conclusões da "Conferência Permanente dos Ministros Europeus de Educação" que na Noruega em 1997 concuíram em relação ao ensino da História que esta disciplina permite aos jovens:
- Aprenderem acerca da sua herança Histórica bem como a de outras pessoas e Nações;
- Adquirirem técnicas fundamentais, tais como a capacidade de pensarem por si, analisarem de forma crítica diferentes formas de informação (...);
- Desenvolverem atitudes como a honestidade intlectual, rigor, julgamento independente, abertura de espírito, curiosidade, coragem civil, tolerância.
Ora não é isto que o actual governo pretende...
Quer formar uma gente acrítica, que não questione, que se deixe dominar , que não tenha capacidade para pensar, qual marionete ao sabor dos caprichos dos poderosos.
Por isso estaremos atentos e vigilante quanto à tal da reforma curricular que nos querem impôr para na devida altura e se for o caso dar o troco.
quinta-feira, dezembro 24, 2009
Feliz Natal
quarta-feira, dezembro 16, 2009
Omar Khayyam e o prazer do vinho
Ouvi falar de Omar Khayyam pela primeira vez quando vi um quadro inspirado nos Rubaiyat, os belos poemas deste poeta, matemático e astrónomo persa do Sec. XI e que me suscitou curiosidade.
Depois de ter lido alguns dos seus poemas, especialmente os dedicados ao vinho, néctar que tanto aprecio e bebo com prazer - mas geralmente com moderação - li o livro "Samarcanda" de Amin Maalouf onde se relata o que terá sido a vida deste homem brilhante e que me deixou água na boca de percorrer os lugares antigos da Rota da Seda.
Enquanto não o posso fazer por falta do vil metal e vou investigando e sonhando, nada como celebrar Khayyam estando com os amigos e beber uns copos do bom vinho português, tinto ... e do Douro, claro está.
Deixo um Rubai de Khayyam:
Bebe vinho, ele te devolverá a mocidade,
a divina estação das rosas, da vida eterna,
dos amigos sinceros. Bebe, e desfruta
o instante fugidio que é a tua vida.
( Mas se conduzir ... Não beba).
quinta-feira, dezembro 10, 2009
Dia Internacional dos Direitos Humanos
segunda-feira, dezembro 07, 2009
Salvar o Planeta - Cimeira de Copenhaga
Confesso não estar optimista em relação aos resultados da Cimeira de Copenhaga pois não confio na esmagadora maioria daquela gente que lá vai estar, guiados apenas pelo lucro a qualquer custo e sem respeito por nada nem ninguém. Espero sinceramente estar enganado.
Como hoje 56 jornais de 44 Países apresentam um editorial comum sobre o assunto, resolvi juntar-me a eles dada a premência em fazer algo para evitar o mais possível a deterioração do Planeta publicando o referido editorial que retirei do Público de hoje:
"Se não nos juntarmos para tomar uma acção decisiva, as alterações climáticas irão devastar o nosso planeta, e juntamente com ele a nossa prosperidade e a nossa segurança. Desde há uma geração que os perigos têm vindo a tornar-se evidentes. Agora, os factos já começaram a falar por si próprios: 11 dos últimos 14 anos foram os mais quentes desde que existem registos, a camada de gelo árctico está a derreter-se, e os elevados preços do petróleo e dos alimentos no ano passado permitiram-nos ter uma antevisão de futuras catástrofes(...)"
Para ler o resto clicar aqui.
sábado, dezembro 05, 2009
Sexo e gripe A
A preferência recai sobre relações em que mulher vire as costas ao parceiro."
quarta-feira, dezembro 02, 2009
Portugal ... País surreal!!!!!!
Todos os dias há um bebé português que vai nascer a Espanha
02.12.2009 - 07:22 Por Romana Borja-Santos, em Badajoz, in Público."