segunda-feira, dezembro 28, 2009

Formar as marionetes do futuro...



Ao passar - como sempre - pelo "ProfBlog" do colega Ramiro Marques, deparei-me com um título preocupante quanto à existência de um "plano para imbecilizar as novas gerações" traduzido na reforma curricular que se prepara para o 3º Ciclo, pelos vistos já para o próximo ano.
No que me diz mais respeito, preocupo-me com a junção que estará prevista de História e Geografia onde se corre o risco de não se dar coisa nenhuma que faça sentido e crie nos alunos uma enorme confusão além de, em relação à História, se perder em boa parte muitas das suas potencialidades.
Perante este perigo, recorro às conclusões da "Conferência Permanente dos Ministros Europeus de Educação" que na Noruega em 1997 concuíram em relação ao ensino da História que esta disciplina permite aos jovens:

- Aprenderem acerca da sua herança Histórica bem como a de outras pessoas e Nações;
- Adquirirem técnicas fundamentais, tais como a capacidade de pensarem por si, analisarem de forma crítica diferentes formas de informação (...);
- Desenvolverem atitudes como a honestidade intlectual, rigor, julgamento independente, abertura de espírito, curiosidade, coragem civil, tolerância.

Ora não é isto que o actual governo pretende...
Quer formar uma gente acrítica, que não questione, que se deixe dominar , que não tenha capacidade para pensar, qual marionete ao sabor dos caprichos dos poderosos.
Por isso estaremos atentos e vigilante quanto à tal da reforma curricular que nos querem impôr para na devida altura e se for o caso dar o troco.

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