segunda-feira, maio 10, 2010

Preservação do Património Mineiro de S. Pedro da Cova. Será desta???



Na Mesa Redonda que se realizou no passado sábado no Museu Mineiro de S. Pedro da Cova, discutiu-se o que se pode e deve fazer para, após a classificação, se poder preservar o cavalete e o que resta das minas e transformar aquele espaço num verdadeiro Museu.
Existe já, conforme foi exposto pela Arquitecta Paula Santos, um plano de intervenção desde 1996 - que precisa de ser melhorado - e que pode constituir uma base de trabalho.
Se por parte do Presidente da Junta, Dr. Daniel Vieira, esta questão é um ponto fundamental, houve algumas declarações de vontades quer da Câmara, da Sra Directora do IGESPAR e da Sra Governadora Civil,que se comprometeram a ajudar no que puderem.Deve-se referir aqui também a mais valia que é a existência de um Movimento Cívico empenhado que também não deixa cair a luta.
O processo será longo e os habitantes de S. Pedro estão pessimistas em relação ao desenvolvimento positivo da questão, conforme referiram nas suas emocionadas intervenções. Realmente, muito tentaram e nada conseguiram até agora.
Mas esperemos que com a tenacidade da Junta de Freguesia, do Movimento e a concertação de vontades entre a sociedade civil e os políticos se possa avançar neste processo moroso, com passos seguros. Ingenuidade minha???
Para já, há que intervir com urgência para conservar o que está senão tudo cairá por terra - e depois passar à fase seguinte.
Finalmente gostei de ouvir a Sra Govenadora Civil do Porto a afirmar-se adepta da regionalização. Vamos a isso que já é tarde e depois, talvez estes casos sejam mais fáceis de resolver...

Sem comentários: