segunda-feira, março 28, 2011

Belfast







Belfast é um daqueles locais que nunca pensei muito visitar devido aos tristementes conhecidos "troubles" que opuseram católicos e protestantes.

Mas agora que a coisa está - felizmente - pacificada, fui lá e digo que não me arrependi, antes fiquei com pena de lá ter estado apenas umas quantas horas, muito bem aproveitadas.

A primeira coisa a visitar foram as ruas onde os conflitos mais se deram, a Falls Road, católica e a Shankil Road, protestante, cheias de murais que defendem as posições de cada lado onde ainda se pode ver os muros que separavam estes dois bairros e que dão a ideia quão difícil terá sido viver nos tempos mais conturbados. Agora são um ponto algo turístico.

De seguida deslocamo-nos ao local onde se construiu o Titanic onde se pode observar a doca em que foi construído e a chamada "Pump House".

Toda esta zona está a ser revitalizada, está a ser construído um Museu por certo para as comemorações do desastre que fará o seu triste centenário em Abril de 2012.

Depois foi tempo de percorrer o centro da Cidade, pequeno, bastante bonito e muito agradável, com belos edifícios vitorianos e outros mais recentes.

Por lá descobri as interessantes "entries", estreitas vielas com pubs ao bom estilo irlandês que não deu para visitar por dentro, as movimentadas ruas centrais, a Catedral e a interessante Câmara Municipal, com jardins envolventes e estátuas várias.

Finalmente pude observar por fora a Opera House, edifício que conhecia faz tempo por fotografia devido a um CD do Van Morrison que possuo e que foi ali gravado ao vivo.

Mesmo em frente, dois fantásticos pubs, o Robinson e o Crown Saloon, imperdíveis e que vi por dentro, saboreando, mesmo à pressa a Guiness da ordem...

De regresso ficou o desejo de retornar, mas com mais tempo, para saborear uma simpática Cidade com gente também simpática.

Uma boa surpresa, portanto...

Sem comentários: