segunda-feira, março 14, 2011

Kilmaiham Gaol, Dublin






Esta prisão foi construída em 1769 e é hoje um museu, depois de encerrada em 1924 e sem dúvida um dos locais mais interessantes de Dublin devido à sua história superiormente contada por um guia de muita qualidade.
Contém duas alas, a mais antiga muito escura e tenebrosa, a mais recente com uma grande clarabóia que permite no seu interior luz natural e duas escadarias, uma em caracol para o presos - descem mais lentamente - outra a direito para os guardas, que permitia maior mobilidade em caso de necessidade.
Pelos seus muros passaram homens, mulheres e crianças, sobretudo no período da "Grande Fome", em 1845, onde se fazia tudo para ser preso pois uma refeição aqui era melhor que nada lá fora...
A prisão é importante também na história da independência da Irlanda pois aqui foram presos e mortos muitos independentistas que se revoltaram ao longo do tempo.
Merecem destaque os presos da "Revolta da Páscoa" em 1916 que para aqui foram trazidos e alguns executados no pátio reservado para o efeito (foto do meio).
Aqui pereceram James Connolly, P. Pearse, T. Clarke, T. McDunagh, S. MacDermott, J. Plunkett e E. Leannt mártires que trágicamente impulsionaram a posterior independência em 1921.
Foi uma visita muito enriquecedora acerca da história da Irlanda e que aconselho vivamente a quem for a Dublin.
O périplo terminou com um simpático "Now... you are free to go."
Já agora, o local foi cenário já de muitos filmes, dos quais destaco "Em Nome do Pai".

Sem comentários: