terça-feira, abril 14, 2009

Nas pirâmides








Se para muita gente as pirâmides de Gisé são uma desilusão, para mim não o foram. Abstraindo-me do seu mau estado, não deixam de ser uma obra fabulosa que impressiona qualquer um. E a Esfinge não me defraudou.

Aconselho quem lá vá, a entrar e subir ao último andar da Pizza Hut situada ali em frente, pois tem uma vista formidável para as pirâmides e esfinge, não obrigam a consumo e pode utilizar-se o WC à vontade sem algum irritante empregado a distribuir papel higiénico e a pedir "baksheesh", ou seja, gorjeta, a palavra mais dita aos turistas...

Da parte de tarde tive ainda a hipótese de visitar Sakkara num belo passeio por uma estrada ladeada por campos de cultivo e palmares com algumas " cenas bíblicas " à mistura, pois ali parece que o tempo parou.

Pude ver a primeira pirâmide construída no Egipto, a pirâmide escalonada de Djozer e tive a bela sensação de descer ao interior da pirâmide de Teti, muito mal tratada por fora - quase um monte de pedras - mas muito interessante por dentro, com as paredes cheias de hieroglifos e a tumba do faraó.

Ali ao lado deliciei-me e emocionei-me com os belíssimos relevos da mastaba de Ka-Gmni, um alto funcionário egípcio ali sepultado, verdadeiramente fantásticos..

Foi o que se pode dizer um dia piramidal, que representou o entrar em contacto directo com aquelas construções que sempre povoaram o meu imaginário.

1 comentário:

Netbird disse...

Na última foto, estavas a tentar aplicar aplicar os teus conhecimentos matemáticos (medindo a tua sombra)?