segunda-feira, dezembro 29, 2008

O Dr. Aníbal Barreira e o 7º M





Há 32 anos a Turma do 7º M ( resultante da junção do 6º M e N )do Liceu Alexandre Herculano, recebeu como professor de História um docente de seu nome Aníbal Barreira.
Sem nada saberem acerca do Professor em causa, uma parte dos alunos resolveu reivindicar a sua substituição pela professora do ano anterior, linda, loura, de olhos azuis....
Posto perante o facto, o Dr. Aníbal retorquiu que em relação à sua competência, por isso respondia ele, agora se queriamos uma cara bonita, isso era outra coisa.
Em tempos reivindicativos ( 1976 ) toca a votar e foi decidido por maioria a continuação do professor.
E em boa hora isso aconteceu pois não demorou nada a que o Professor Aníbal impressionasse a todos precisamente pela sua enorme competência, pelo excelente espírito que criou e nunca, mas nunca, tivesse exercido qualquer represália ou ponta de cinismo para com ninguém, pautando-se sempre por uma enorme cordialidade e justeza e pactuando até nas nossas brincadeiras e ditos jocosos entre alunos mas tudo sempre dentro dos limites do respeito e boa educação.
Facto curioso, permitiu até aproximar os alunos difíceis, de uma Turma que de início e por divergências políticas - já referidas pelo nosso amigo Rui Abrunhosa no seu artigo no JN a que postei atrás - se dava mal, mas que se começou a entender, construindo laços de amizade que perduram até hoje.
Na ultima aula, demos-lhe uma grande salva de palmas e depois fomos jantar ao Vitória como forma de homenagem e reconhecimento, seguindo-se uma visita ao Palácio de Cristal.
Foi o primeiro jantar entre todos e depois surgiu a ideia de o continuarmos a fazer, o que temos conseguido com regularidade.
Este ano, após um reencontro em Penafiel em acção de formação, surgiu a oportunidade de convidar o nosso Professor de História que logo anuiu à chamada e foi um enorme prazer para todos reencontrá-lo, ainda por cima numa excelente forma, o que levou os mais distraídos a dizer-lhe " então, pá, não estiveste cá o ano passado "...
Por ser uma figura incontornável para estes jovens do 7º M, pelo que nos aturou nas diatribes irreverentes de uma época difícil, pelo que nos ENSINOU, pelo que contribuiu para o nosso espírito de grupo e amizade, um obrigado ao MESTRE e ao AMIGO.

2 comentários:

Anónimo disse...

bom dia professor, estou escrevendo um trabalho sobre Misericordias. Encontrei um trabalho do prof. Barreira "A Irmandade de Nossa Senhora do Terço e Caridade da cidade do Porto: a construção do hospital". Preciso da referencia deste trabalho.
Por acaso o senhor tem o email do professor Barreira para que eu possa fazer contato com ele?

Humberto Felipe da Silva Universidade de São Paulo, Brazil

Jorge Aragão disse...

Olá Humberto:
Escreva-me para o meu mail
jorge-aragao@clix.pt.
Assim posso mandar-lhe o contacto do Dra Aníbal pois n~ºao o quero colocar publicamente.
Um abraço e bom trabalho.