quinta-feira, dezembro 11, 2008

A Taça Arsenal e a falta de um Museu






Uma das boas recordações da História do FCPORTO é a vitória obtida em 27/5/1948 no velho Estádio do Lima sobra a melhor equipa do Mundo na altura, o Arsenal de Londres, por 3-2, com golos de Correia Dias e Araújo. Embora de um jogo particular se tratasse, foi um feito assinalável e isso levou alguns sócios a arranjarem dinheiro por subscrição a fim de oferecerem ao Clube uma Taça fantástica que assinalasse essa vitória histórica.
Lembro-me bem de a ter visto pela primeira vez, era eu pequeno, numa visita pela mão do meu Avô à Sala Museu Pinto de Magalhães na antiga Sede e ter ficado maravilhado pela sua imponência.Posteriormente ainda a apreciei em mais algumas idas ao Museu do Clube, a última no saudoso Estádio das Antas.
Ontem, passados 60 anos e uns meses, ganhamos novamente ao Arsenal desta feita para a Liga dos Campeões, o que me levou a mim e a tantos portistas a recordarem essa antiga história.
E isso ganha mais relevo quando o Clube que tanto cresceu, triunfou e é conhecido mundialmente, não tem neste momento um MUSEU para mostrar a todos a sua História, com a importância que isso tem.
Segundo sei estará para breve, mas penso que é de uma necessidade imperiosa. Para ontem, digo eu...
Aguardo ansiosamente.

Sem comentários: